EM ALTA
Home

Fernandes fala da volta do desfile, novas festas e Copa São Paulo

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/09/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–

Prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, em entrevista coletiva, após o Desfile Cívico, na manhã deste sábado falou da volta do Desfile de 7 de setembro na cidade. Da importância do evento, que segundo ele, resgata a história e desperta o espirito cívico na população. E da escolha do tema Copa do Mundo de novas festas populares e do retorno da Copa São Paulo na cidade.

Valeu a pena voltar ter voltado com o desfile?
Fernando Fernandes  – Valeu a pena, esse desfile resgata algumas coisas da nossa história. Após os 20 anos de ditadura que nós vivemos, o nosso povo passou a se envergonhar um pouco dos nossos símbolos, inclusive das datas, 7 de setembro, porque ligavam isso a  cultura militar. Com esse desfile a gente resgata memória e começa trazer o povo  valorizar o 7 de setembro, data da independência, da nossa bandeira, o nosso hino, mas com uma conotação cultural, contando a nossa história, relacionando essas datas a fatos históricos. Nesse desfile nós rememoramos as copas do mundo, porque teremos aqui, ano que vem, a Copa do Mundo. Nos outros desfiles vamos pegar outros temas e desvincular essa história do 7 de setembro a questão da cultura militar.

Foto: Ricardo Vaz | Divulgação

Prefeito Fernando Fernandes durante desfile no último sábado

E sobre o tema do Desfile 7 de setembro deste ano, a Copa do Mundo
FF – A Copa do Mundo é a grande expectativa do Brasil ano que vem. Desde 1950 vamos ter agora uma Copa realizada aqui no nosso país, acabamos de ganhar a Copa das Confederações que também é uma coisa importante. Existe uma expectativa muito importante no Brasil em vários aspectos, primeiro no futebol que é nossa paixão, segunda na questão do desenvolvimento econômico do país que todo mundo acha e acredita e tem fé que a Copa do Mundo traga benefícios para o país em termos de desenvolvimento econômico, um grande número de turistas, que traga recursos, dinheiro estrangeiro para ser gasto aqui no nosso país. E a gente procurou contar para as novas gerações a nossa história na Copa do Mundo, que nós somos pentacampeões, contamos a história de 1958 até a última Copa, para que as gerações mais novas tomem conhecimento se envolvam mais no episódio Copa do Mundo que se realizará aqui no Brasil.

O que o Sr. mais gostou do Desfile?
FF – O povo! O povo participando, vibrante, não sei qual foi a sensação de vocês, mas eu percebi o povo bastante satisfeito e participativo, feliz com o desfile. Estamos resgatando um pouco da nossa história, porque esse desfile era tradicional na cidade, não sei por que deixou de acontecer nos últimos quatro anos. Hoje estamos resgatando esse episódio da história de Taboão da Serra.

Sobre outros eventos ou festas populares, Fernandes disse que, primeiro quer construir o Centro de eventos, para depois resgatar festas como a quermesse e rodeios.
FF – O que eu quero fazer é o centro de eventos lá onde seria o centro olímpico, para a gente poder ter um espaço adequado e trazer de volta também às festas tradicionais na nossa cidade, a nossa quermesse, a festa de peão de boiadeiro. O governador Geraldo Alckmin deve vir aqui a Taboão semana que vem e nós vamos estar cobrando dele, porque eu tenho um pedido de financiamento pelo Estado de R$ 10 milhões para construir o nosso centro de eventos e ai ter um ambiente propício para realizar essas festas com qualidade, dando conforto à população que vai frequentar essas festas.

Sobre o Carnaval 2014, Fernandes disse que já está conversando com as secretarias de Cultura e Esporte sobre o evento:
FF – Estamos conversando com o secretário de Cultura e o secretário de Esportes para que tenhamos um desfile carnavalesco bonito do ano que vem. Eu gosto das expressões culturais que vem do povo, vamos fazer o possível dentro das nossas limitações orçamentárias.

Fernandes falou sobre as parcerias com a iniciativa privada nas realizações desses eventos:
 FF – Nós estamos pedindo apoio às empresas, tivemos um grande apoio nessa festa da Caixa Econômica Federal que foi uma das patrocinadoras, e  num patrocínio menor, pequenas ajudas para as escolas, as empresas locais também tem nos ajudado. Não só nessa festa, como em outras atividades, principalmente, nas atividades esportivas.  

O prefeito também falou da Copa São Paulo, se já está garantida para o ano de 2014
FF- Está pedida, garantida não está. Recentemente fomos à Federação Paulista de Futebol com o presidente da Câmara [Eduardo Nóbrega] e o presidente do Cats [Anderson Nóbrega] e pedimos para que a Copa São Paulo retornasse para Taboão da Serra, principalmente agora que nós temos um estádio em condições melhores de atendimento. A Copa São Paulo se realiza em janeiro, mês de chuva e nosso campo acaba virando uma piscina justamente na hora da Copa. Senti a Federação bastante animada por conta da reforma do estádio, devido ao gramado sintético e acredito que a chance é grande de a Copa São Paulo voltar para Taboão.

 

Notícias relacionadas