Fernandes afirma que entrega nova UBS ainda neste ano
Após a inauguração do Centro de Especialidades, o prefeito Fernando Fernandes falou com o Portal O Taboanense e afirmou que ainda neste ano irá entregar a Unidade Básica de Saúde do Jd. das Oliveiras / Marabá, que está com as obras em fase final de acabamento.
“Está bem adiantada, as obras com certeza ficam prontas nos próximos dias, o que me preocupa é a compra de equipamentos, do mobiliário para equipar a UBS. Nós já fizemos a licitação, mas pode haver algum atraso, mas a nossa expectativa é que a unidade seja entregue em dezembro, conforme previsto”, disse Fernandes.
Com 1.350 metros quadrados, a UBS do Jd. das Oliveiras / Marabá contará com dez consultórios médicos, quatro odontológicos, ampla sala de espera e acessibilidade universal. No espaço haverá ainda pista de caminhada, área para instalação de equipamentos para a prática de atividades físicas e centro de convivência, com o objetivo de estreitar vínculos com a comunidade.
A construção da unidade recebeu investimentos de R$ 2 milhões do Governo do Estado. No local os moradores terão tratamentos de odontologia e médico além de nutricionista, psicólogos e fonoaudiólogos. O prédio oferece ainda salas para coleta, vacina, curativos e nebulização e observação. O local terá até mesmo uma pista de caminhada para incentivar a prática esportiva da população.
De acordo com Fernandes o sistema de saúde está sendo todo reformulado. “A entrega desse Centro de Especialidades é um avanço muito grande para a saúde, e, levando em consideração que ainda vamos inaugurar as UBS´s do Jardim das Oliveiras, Record e Clementino estaremos assim implantando o melhor sistema de saúde já visto nesse município”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.
Mais duas unidades em 2016
Fernandes afirmou que provavelmente em março a UBS do Jd. Clementino será inaugurada, ajudando a desafogar a UBS do CSU. “As obras estão bem adiantadas, acredito que não haverá atraso”. A unidade possui aproximadamente 800 m² e conta com oito consultórios médicos, dois odontológicos, acolhimento, farmácia, salas para coleta, vacina, curativos e nebulização, observação e enfermagem.
Em seguida, provavelmente em maio, é a vez da UBS do Jd. Novo Record / Ponte Alta ser inaugurada. O prédio da UBS terá 1.050 metros quadrados e contará com dez consultórios médicos, quatro odontológicos, locais de serviço como enfermagem, odontologia, consultórios médicos e consultórios para nutricionista, psicólogos e fonoaudiólogos, além de ampla sala de espera e acessibilidade universal.
A unidade foi idealizada como um equipamento social, que se integre à comunidade em seu entorno, para oferecer ações de saúde que vão da prevenção a recuperação. Segundo Fernandes, todo o prédio foi planejado para uma atenção humanizada. “A UBS contará com uma pista de caminhada, área para instalação de equipamentos para a prática de atividades físicas e centro de convivência”, conta. “Essas áreas são importantes tanto para estreitar vínculos com a comunidade como para propiciar mudanças de hábito de vida”, diz.
“Estamos investindo mais de 30% do orçamento do município para melhorar o atendimento na saúde, para reconstruir o nosso sistema de atendimento”, afirmou Fernandes ao Portal O Taboanense.