EM ALTA
Home

Fernandes afirma que Centro de Especialidades será inaugurado dia 16

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/11/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O prefeito Fernando Fernandes afirmou em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense na última segunda-feira, dia 2, que irá inaugurar o novo Centro de Especialidades de Taboão da Serra em novembro, mais precisamente no dia 16. Ainda neste ano será inaugurada também a UBS do Marabá / Oliveiras e no início de 2016 outras duas Unidades Básicas de Saúde.

O Centro de Especialidades irá funcionar no antigo PS Akira Tada, que foi totalmente reformado em uma parceria com a empresa Biolab. Segundo Fernandes, o Centro de Especialidades irá aumentar o número de consultas e diminuir um dos maiores gargalos da saúde em Taboão da Serra.

Nova unidade irá atender 24 especialidades médicas com capacidade de 15 mil atendimentos por mês | Reprodução

“Teremos diversas especialidades que serão atendidas em apenas um lugar. Hoje só temos o AME do Governo do Estado que faz essas consultas, mas atende a região toda. Teremos um Centro de Especialidades moderno, com médicos capacitados que irão atender essa demanda da nossa população”, afirmou Fernandes.

A secretária de Saúde, Dra. Raque Zaicaner, confirmou ao Portal O Taboanense que a inauguração está prevista para acontecer no dia 16, uma segunda-feira. “É a data que estamos trabalhando, pode haver alguma mudança devido aos equipamentos do Centro de Especialidades, mas queremos que ele já esteja pronto para atender nesta data”, afirmou por telefone.

Zaicaner também confirmou que a unidade irá atender as especialidades de otorrino, oftalmologia, pneumologia adulto e infantil, cardiologia adulto e infantil, geriatria, reumatologia, dermatologia, endoscopia, endócrino, urologia, pequenas cirurgias, audiometria, ecocardiograma, mapeamento de retina, neurologia infantil e provavelmente também proctologia.

O Centro tem capacidade para atender aproximadamente 15 mil pacientes por mês em 24 especialidades. A reforma foi dividida em duas etapas, as obras na parte externa foram feitas pela empresa farmacêutica Biolab, como forma de compensação por uma outra obra na cidade.  

A construção da fachada da nova unidade foi feita com revestimento de alumínio nas cores silver e azuis, além disso a empresa construiu uma rampa de acessibilidade, colocou corrimões duplos e readequou os portões.

Já na parte interna, segundo a Secretaria de Obras a reforma inclui a revisão geral da parte elétrica e hidráulica incluindo esgotos e águas, cobertura e forro, manutenção das portas e esquadrias metálicas e de madeira, revisão do piso, pintura geral entre outras obras.

Novas UBSs

Até o fim do primeiro semestre de 2016 Taboão da Serra irá ganhar três novas Unidades Básicas de Saúde. A primeira delas, no Marabá / Oliveiras, será entregue em dezembro, segundo o prefeito. “As obras já estão prontas, estamos aguardando a entrega do mobiliário e dos equipamentos, que nós já compramos”, afirmou.

Com 1.350 metros quadrados, a unidade contará com dez consultórios médicos, quatro odontológicos, ampla sala de espera e acessibilidade universal. No espaço haverá ainda pista de caminhada, área para instalação de equipamentos para a prática de atividades físicas e centro de convivência, com o objetivo de estreitar vínculos com a comunidade.

A construção da unidade recebeu investimentos de R$ 2 milhões do Governo do Estado. No local os moradores terão tratamentos de odontologia e médico além de nutricionista, psicólogos e fonoaudiólogos. O prédio oferece ainda salas para coleta, vacina, curativos e nebulização e observação. O local terá até mesmo uma pista de caminhada para incentivar a prática esportiva da população.

Fernandes afirmou que provavelmente em março a UBS do Jd. Clementino será inaugurada, ajudando a desafogar a UBS do CSU. “As obras estão bem adiantadas, acredito que não haverá atraso”. A unidade possui aproximadamente 800 m² e conta com oito consultórios médicos, dois odontológicos, acolhimento, farmácia, salas para coleta, vacina, curativos e nebulização, observação e enfermagem.

Em seguida, provavelmente em maio, é a vez da UBS do Jd. Novo Record / Ponte Alta ser inaugurada. O prédio da UBS terá 1.050 metros quadrados e contará com dez consultórios médicos, quatro odontológicos, locais de serviço como enfermagem, odontologia, consultórios médicos e consultórios para nutricionista, psicólogos e fonoaudiólogos, além de ampla sala de espera e acessibilidade universal.

A unidade foi idealizada como um equipamento social, que se integre à comunidade em seu entorno, para oferecer ações de saúde que vão da prevenção a recuperação. Segundo Fernandes, todo o prédio foi planejado para uma atenção humanizada. “A UBS contará com uma pista de caminhada, área para instalação de equipamentos para a prática de atividades físicas e centro de convivência”, conta. “Essas áreas são importantes tanto para estreitar vínculos com a comunidade como para propiciar mudanças de hábito de vida”, diz.

“Estamos investindo mais de 30% do orçamento do município para melhorar o atendimento na saúde, para reconstruir o nosso sistema de atendimento”, afirmou Fernandes ao Portal O Taboanense.

Notícias relacionadas