Exposição itinerante multimídia mostra detalhes do projeto do Parque Tizo
A população poderá conferir o projeto completo do Parque Tizo. As Secretarias de Estado da Habitação e do Meio Ambiente promovem a "Exposição Itinerante e Multimídia sobre o Projeto Executivo do Parque Tizo". A abertura do evento aconteceu hoje, dia 22, no Anfiteatro Augusto Ruschi, Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, nº 345, Alto de Pinheiros, Capital. Participaram da solenidade o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, o secretário-adjunto de Estado da Habitação, Marcos Penido, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antonio Carlos do Amaral Filho.
Na exposição, o visitante poderá ver, por meio de banners, detalhes do projeto e os equipamentos de lazer que serão instalados. Além disso, dois totens multimídia interativos exibirão vídeos e projeções digitais de como ficará o parque no futuro. Itinerante, a exposição ficará à disposição até o dia 30 de março no Anfiteatro Augusto Ruschi, na Secretaria do Meio Ambiente. Entre os dias 2 e 5 de abril, estará na CDHU, rua Boa Vista, nº 170, Centro, Capital. Até junho, a exposição passará pelos diversos locais envolvidos no projeto como as prefeituras de Osasco, Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes.
Para o presidente Antonio Carlos do Amaral Filho, a divulgação do projeto é importante para que a população possa se conscientizar e acompanhar o nascimento de um importante espaço que propiciará melhoria na qualidade de vida. "Não só os municípios próximos ao parque, mas toda a população da Região Metropolitana de São Paulo terá fácil acesso ao local, devido à proximidade com o Rodoanel. Será uma opção de lazer para grande parte dos paulistanos", disse Amaral.
O secretário-adjunto Marcos Penido falou durante a abertura que a criação do Parque Tizo é o estabelecimento de um patrimônio duradouro. "Ações como essa diferenciam o Estado de São Paulo dos demais. Antes da concretização do Parque, os beneficiados poderão ter acesso a detalhes e visualizar a qualidade da obra. Assim, a população também poderá fiscalizar o que está sendo feito".
A implantação do Parque Tizo foi autorizada pelo governador Geraldo Alckmin, em 24 de fevereiro deste ano. Criado pelo Decreto Estadual nº 50.597, de 27/03/2006, o Parque Tizo é voltado à preservação da floresta, pesquisa, sustentabilidade e educação ambiental. Com 1,3 milhão m² de remanescentes da Mata Atlântica, o parque tem áreas em São Paulo, Osasco e Cotia e está bem próximo de Embu e Taboão da Serra, integrando a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Abriga também espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. A área pertence à CDHU, que elaborou o projeto executivo do parque e será responsável pela licitação e execução das obras. Após a conclusão dos serviços, o terreno será transferido para a Secretaria do Meio Ambiente, que administrará o Parque Tizo. Os investimentos para implantação do Parque são de cerca de R$ 34 milhões.