Exército participa de combate a dengue em Embu e Taboão
Desde segunda-feira, 9 de janeiro, 30 militares do Exército Brasileiro estão em Embu das Artes para apoiar os agentes de controle de zoonoses na vistoria às casas do município. A Prefeitura solicita para que a população colabore, deixando as equipes entrar e identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Todos estarão trabalhando devidamente uniformizados e identificados.A primeira região a ser atendida em Embu será a do Jardim Independência.
A operação segue até fevereiro, sendo uma semana na cidade de Embu e outra em Taboão da Serra.
Sintomas da dengue, chikungunya e zika
Dengue – febre, dores no corpo, de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.
Chikungunya – febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Casos de morte são muito raros.
Zika – febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. No entanto, a febre zika é relacionada com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.
Teste rápido
Há um ano as operadoras de planos de saúde em todo o país são obrigadas a oferecer cobertura para o teste rápido de dengue e a sorologia para febre chikungunya e zica vírus, essa é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Os postos de saúde de todo o país também oferecem os testes rápidos, que podem diagnosticar, em uma só análise e em poucos minutos, a dengue, chikungunya e zika. No teste rápido, o diagnóstico fica pronto em cerca de 20 minutos.