Home
›
Evilásio Farias inaugura Centro para a Educação de Deficientes Visuais e Auditivos
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O prefeito Evilásio Farias inaugurou neste sábado, 29, a primeira escola especializada na Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo. A unidade funciona na antiga Emi Monteiro Lobato, no jardim América. O local foi totalmente reformado e adaptado para ampliar e melhorar o atendimento aos alunos portadores de deficiência visual e auditiva do Município e atende uma antiga reivindicação de pais e alunos.
“Em Taboão da Serra, os deficientes não estão excluídos do processo educacional. Este governo tem dado acesso à formação da cidadania. Essa escola traz igualdade e oportunidade em educação para todos”, ressaltou o prefeito Evilásio Farias.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense
Dr. Evilásio durante inauguração do Centro educacional
Com capacidade para receber até 100 alunos, a escola será um centro de referência na região em educação para portadores de deficiência visual e auditiva. A unidade foi equipada com equipamentos de última geração, com laboratório de informática, biblioteca, e materiais pedagógicos especializados. Um espaço foi adaptado com cozinha, banheiro e quarto para o exercício chamado “AVD” (Atividades da Vida Diária). Ali, os alunos deficientes visuais desenvolverão a independência, como manejar com segurança aparelhos elétricos, preparar um lanche, arrumar uma cama. Pequenas conquistas que tornam a vida mais independente para o aluno e a família.
“Os alunos deficientes visuais também terão aulas de orientação e mobilidade, para poderem se locomover com mais independência”, explicou a diretora da escola, Jurema Dantas de Oliveira Hirsh, que ganhou o prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita e Editora Abril, em um projeto de inclusão.
Os deficientes auditivos terão, na parte da manhã uma sala multiseriada para aqueles com surdez profunda. No período da tarde, a unidade oferecerá uma sala de apoio para os portadores de deficiência auditiva leve e moderada. Os parentes dos deficientes auditivos poderão realizar curso de Libras para melhor se comunicar com as crianças. A unidade ganhará, ainda, uma perua nova para transportar os alunos.
A escola oferece aulas de Braille, Libras, informática, inglês, artesanato, modelagem, teatro, arte circense, goalball, música e soroban, ou ábaco, um brinquedo matemático. A unidade oferecerá todo apoio pedagógico para que os alunos deficientes visuais e auditivos se integrem às salas de aula. Os professores também adaptarão para o Braille todo o material utilizado pelos alunos em sala de aula. Além do curso de EJA diurno, para alfabetização de adultos deficientes visuais ou auditivos e para a comunidade.
A escola Monteiro Lobato Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo fica na Avenida Brasil, 1146, Jardim América , fone: 4787-2814 e atende 80 alunos deficientes visuais e auditivos.
Crescem políticas públicas para portadores de necessidades especiais
A Prefeitura vem realizando importantes políticas públicas para os portadores de necessidades especiais. Implementou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), que funciona no prédio do Centro de Reabilitação e Fisioterapia, no Jd. Guaciara, e atende crianças, jovens portadores de deficiência ou transtorno mental.
Está implantando importantes políticas de acessibilidade em pontos de ônibus, prédios públicos e ruas da cidade e ampliou as opções de transportes adaptados fornecidos pela Viação Pirajuçara; adquiriu cadeiras motorizadas para passeio de deficientes e idosos no Parque das Hortênsias; instalou telefones públicos para surdos em estabelecimentos públicos e privados da cidade; criou um centro de apoio à inclusão na educação, composto por uma equipe multidisciplinar; realizou parcerias com entidades especializadas em pessoas com deficiência, ativou a piscina utilizada pelos alunos do Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação (CMHR) Amor Perfeito, onde também implementou um laboratório de informática.
Agora, dentro de dois meses, a Prefeitura irá inaugurar um Centro de Apoio ao Deficiente, no Jd. Vitória. O primeiro prédio público do município voltado para implementação e integração de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do deficiente, de seus familiares e da própria comunidade.
“A política de inclusão que estamos construindo na cidade não é só para este governo, é para sempre, porque tudo que estamos fazendo está embasado na Constituição Federal. Assistência não é caridade, nem troca, assistência é direito”, explicou o prefeito.