EM ALTA
Home

Evento no Parque das Hortênsias marca encerramento da 1ª Semana do Autismo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/04/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

No último sábado, dia 5, aconteceu o encerramento da 1ª Semana do Autismo, promovida pela secretaria de Saúde em Taboão da Serra. Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento no Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO), no Parque das Hortênsias. Familiares, crianças e profissionais participaram de uma caminhada para conhecer o local e de várias atividades durante a manhã.

Durante o passeio pelo parque, as crianças conheceram a leoa Helga, que foi bastante receptiva à visita. Em seguida, em uma atividade coletiva, montaram um quebra-cabeça com três mil peças. Assistiram a apresentação do grupo Ceco – o tema foi Vinícius de Moraes e participaram de uma roda de conversas e músicas.

Crianças participaram de atividades no Parque das Hortênsias e montaram quebra-cabeça com a logomarca da campanha | Divulgação

A primeira semana do Autismo, realizada entre os dias 2 a 5 de abril, teve como principal foco, a qualificação dos profissionais que atuam no serviço público municipal de Taboão da Serra, a sensibilização da família e da sociedade. O autor da Lei municipal de nº 2.195/14, vereador Ronaldo Onishi (SDD), falou sobre o evento.

“Foi muito positivo, houve uma dedicação, um carinho com a causa [por parte da secretaria de Saúde]. Queremos levar esse evento para outros setores. Construir uma rede de interação entre os departamentos [da prefeitura], criar políticas públicas”, disse Onishi.

A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, destacou no município “existe um espaço no município [para atender essa população] e uma política de inclusão, é importante que a população saiba disso”.

O espaço destinado ao atendimento a pessoas com qualquer tipo de deficiência mental, está localizado dentro do Serviço Especializado em Reabilitação (SER) no Jd. Trianon. O munícipe que precisar de atendimento pode se dirigir diretamente, sem encaminhamento, basta comparecer ao Centro de Atenção Psicossocial – Caps Infantil, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

“O Caps Infantil faz acolhimento todos os dias às 11h, para investigar e propor um tratamento para crianças que apresentam sofrimento psíquico intenso grave, dentre essas crianças, temos também o autismo”, explicou o coordenador do Caps Infantil, Rodrigo Manoel Geovanetti.

Serviço

Caps Infantil (SER – Serviço Especializado em Reabilitação)
Endereço: Estrada das Olarias, 670, Jd. Trianon/Taboão da Serra
Acolhimento: De segunda a sexta-feira, às 11h (não é necessário levar encaminhamento)

Notícias relacionadas