EM ALTA
Home

Estudantes taboanenses ganham ouro em Olimpíada de Matemática

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/06/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

No último sábado, dia 2 de junho, aconteceu premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os estudantes taboanenses Mateus Bezrutchkada, da escola Profª Silvia Aparecida dos Santos e Ramon Dantas de Jesus da escola Profª Lúcia de Castro Bueno conquistaram medalhas de ouro e prata respectivamente. A aluna Aline Mendes Santos da escola Asa Branca da Serra em Itapecerica da Serra também conquistou o ouro.

O saldo total alcançado pelos alunos das escolas estaduais de São Paulo na competição foi de 330 medalhas, das quais 34 de ouro, 102 de prata e 194 de bronze. A premiação, que contou com a presença do secretário da educação Herman Voorwald, aconteceu no Memorial da América Latina.

Foto: Rose Santana

Mateus, Orgulho de Taboão, ao lado de sua mãe, Vasti Maria Bezrutchka

Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática. A 7ª edição da olimpíada, que ocorreu em 2011, contou com a participação de mais de 18,7 milhões de estudantes e 44 mil escolas, dos quais 3,5 milhões alunos e 5,2 mil unidades da rede estadual paulista.

Além das medalhas, também foram concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A organização do evento também premiou os professores e as escolas que obtiveram a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática foi dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberam ainda um kit de projeção móvel (datashow).

 

Notícias relacionadas