Estudantes de escola ocupada bloqueiam Régis em Taboão da Serra
Cerca de 60 alunos da escola estadual Domingos Mignoni, na cidade de Taboão da Serra, bloquearam a rodovia Régis Bittencourt, no sentido São Paulo, no começo da tarde de ontem. Os alunos são contra a reestruturação escolar em São Paulo, que passará a valer a partir do próximo mês. Quatro viaturas da Polícia Militar (PM) e uma da Guarda Municipal (GCM), acompanhavam o protesto.
Com cartazes e faixas, os jovens da escola estadual que atualmente atende alunos do 5º ano ao 3º ano, pediam a revogação do projeto de organização na unidade de ensino. No próximo ano, a escola passará a atender apenas um ciclo, de alunos do ensino fundamental.
“Há uma semana, estamos reunidos na escola, contra este projeto de reorganização. Estudo há 7 anos no Domingos Mignoni é uma excelente escola, como agora o Estado que cortar os ciclos e deixar apenas um? Queremos que continue atendendo do ensino fundamental até o médio”, informou a estudante Thayna Souza de 18 anos.
Ocupação. Na última segunda-feira, por volta das 22h, um grupo de 70 alunos ocupou a escola estadual Domingos Mignoni, na rua Jovina de Carvalho Dau, no centro de Taboão da Serra. Eles prometem permanecer no local até o Governo do Estado voltar atrás na reorganização escolar.
Fechamento. No dia 28 de outubro foi divulgada a lista de escolas da rede estadual de 35 municípios que serão “disponibilizadas”. Além das 93 escolas que serão fechadas, outras 1.464 unidades serão
reorganizadas.