Estreia do Taboarte 2012 contou com grupos musicais e galeria de artes
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————————
Aproximadamente 100 pessoas prestigiaram a estreia do Taboarte 2012, durante a noite desta terça-feira, dia 14 de agosto, no Cemur e no Espaço Expositivo, que saudou o público com obras de trabalhos sustentáveis na recepção da casa de espetáculos da cidade. Com entrada gratuita, a iniciativa, da Secretaria de Cultura, tem como principal objetivo divulgar o trabalho cultural dos artistas de Taboão da Serra.
Por volta das 19h30, a exposição “Quatro Artistas, Uma Cidade”, contou com obras de quatro grandes criadores de artes da cidade: Gau Ferreira, Célia Rocha, Maria da Conceição(Katita) e Jeff Mendes, cada um com sua forma em desenvolver cultura através de ilustrações.
Foto: Marcus Vinicius Dias
Os artistas Jeff Mendes, Maria da Conceição (Katita), Célia Rocha e Gau Ferreira
Coordenadora do Liceu de Artes de Taboão, Maria da Conceição ou Katita, como é conhecida, falou da importância do evento para a cidade, principalmente para a divulgação do seu trabalho artístico para a população local. “Acho importante essa exposição aos taboanenses, até porque o estímulo à cultura é sempre bem vindo. Eu posso dizer que ganho a vida com a cultura e artes. Sou professora no Liceu de Artes e na igreja Santa Terezinha, além de fazer e vender cartões de datas comemorativas”.
Já o cartunista e professor de artes no Sesc Pompéia, Gau Ferreira, acha que os trabalhos de grandes artistas são coroados com essa iniciativa do Taboarte, que acontece todos os anos no município, principalmente para apresentar obras que são reconhecidas fora de Taboão da Serra, mas que já têm proporções fora do município.
“Essas exposições são legais para os artistas, principalmente nesse projeto que tem quatro artistas, pois podemos conhecer outras pessoas e técnicas diferentes. Então, essa troca de informações está sendo muito legal. Espero que isso se mantenha. Os nossos trabalhos, em alguns casos, são reconhecidos mais fora de Taboão do que aqui, mesmo a gente sendo da cidade, pois isso que também acho bacana a exposição aqui na cidade”.
Por volta das 20h30, instrumentistas da Orquestra de Violeiros se apresentaram no palco principal do Cemur. Com repertório próprio, o grupo de alunos do Liceu de Artes de Taboão aproveitou a ocasião especial para lançar seu CD, que, logo depois, foi colocado à venda na recepção do local.
De acordo com o Secretário de Cultura, Luiz Domingues, o projeto contempla a população com apresentações e oficinas gratuitas em todos os seguimentos artísticos. “A ideia do Taboarte é mostrar um painel abrangente de tudo que produzimos em Taboão, com os mais de 4 mil alunos que temos, nas escolas de bailado, teatro e música. Nós vamos focar as apresentações em atrações folclóricas e linguagem popular”.
Domingues ainda falou que espera um grande público, durante o projeto cultural que acontece até o próximo dia 2 de setembro no Cemur, no Espaço Expositivo, na Biblioteca Municipal e nas praças de Taboão. “Nossa estimativa é receber 300 pessoas por dia, chegando a 8 mil espectadores durante o Taboarte. Além disso, vão acontecer apresentações na Praça Luiz Gonzaga, com shows de Hip Hop e outras linguagens populares”.
Durante a estreia do Taboarte desta terça-feira, ainda aconteceram apresentações do Quinteto de Clarinetes e da Orquestra de Cordas, ambos os grupos são formados por alunos do Liceu de Artes de Taboão da Serra.