Estado prorroga prazo para entrega de caixas de água gigantes
O governo do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, atrasou a entrega de caixas d’água gigantes’ na Grande São Paulo, apenas um terço da quantidade prometida foi entregue. Na região Sudoeste, somente Itapecerica da Serra já recebeu. As cidades de Embu das Artes, Embu-Guaçu e Cotia, que estão entre os municípios que deveriam ter sido contemplados, ainda aguardam.
As ‘caixas d’água gigantes’ deveriam ter sido entregues em todo os estado até o final de 2014. Com o novo prazo determinado pelo governo, a previsão de instalação mudou para o final de 2015. A capital já recebeu quatro reservatórios, São Bernardo, Diadema e Itapecerica da Serra um.
O reservatório metálico ou ‘caixa d’água gigante’ tem capacidade que varia de 1,5 milhões a 20 milhões de água. De acordo com o governo, essa medida visa ampliar o abastecimento em bairros altos, principalmente nas periferias.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) até o final deste ano 15 cidades na região metropolita devem receber os reservatórios gigantes. O governo do Estado investiu R$ 169 milhões para instalar 29 reservatórios metálicos, que juntos poderão armazenar 235 milhões de litros de água.