Estação Butantã do Metrô será inaugurada na segunda-feira
Assim, quem cruza diariamente o rio Pinheiros poderá atingir a avenida Paulista e a Linha 2-Verde do Metrô na estação Consolação em apenas sete minutos pela Linha 4-Amarela, passando sob o rio Pinheiros e também pela estação Pinheiros, que está em fase final de testes. A expectativa é que as pessoas ganhem cerca de 23 minutos em seus deslocamentos entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, evitando o trânsito sobrecarregado dos corredores das avenidas Vital Brasil, Rebouças e Eusébio Matoso. (Esse tempo de viagem é calculado pela CET-Companhia de Engenharia de Tráfego com base na velocidade média do trânsito nos horários de pico, que é de 17km/h).
Foto: Milton Michida | Divulgação
Novos trens do Metrô estão em operação na Linha 4
Anexo à estação Butantã, vai funcionar um terminal urbano de ônibus, projetado para atender linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Inovações tecnológicas Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia “driverless”, que permite a operação dos trens sem condutor, usando um sistema informatizado.
Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, possibilitando mais agilidade à operação dos trens e muita segurança. Também oferecem muito conforto para os uauários, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo), baixo nível de ruído e permitem a comunicação direta com o centro de controle.
As estações da Linha 4-Amarela são dotadas de portas de plataforma, separando a plataforma das vias dos trens. Essas portas se abrem simultaneamente com as do trem, que estaciona no ponto exato das entradas e saídas dos usuários. Já instalado nas novas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde, e nas estações Faria Lima e Paulista, da Linha 4-Amarela, esse sistema contribui de maneira expressiva para a segurança do usuário e a redução de interferências na circulação dos trens, com as quedas de objetos nas vias. As escadas rolantes são do tipo “inteligentes”: definem automaticamente sua velocidade em função da presença de usuários nos seus degraus.
Linha integradora
A Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) é uma linha integradora porque terá conexão com as principais linhas do sistema metroferroviário da Capital. Ao longo da sua extensão, a nova linha metroviária, que já faz integração física com a Linha 2-Verde, na estação Paulista, terá integração, até o final deste ano, também com a Linha 3-Vermelha, na estação República, e com a Linha 1-Azul, na estação Luz.
Ainda na estação Luz, fará também interligação com as linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral (Expresso Leste) da CPTM. E, na estação Pinheiros, com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), que está conectada com a Linha 5-Lilás do Metrô, na estação Santo Amaro, com transferência gratuita.
Com extensão total de 12,8 quilômetros e 11 estações, a Linha 4-Amarela está sendo implantada em duas etapas: a primeira inclui seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, além da operação do pátio de manutenção Vila Sônia. A demanda prevista para a primeira etapa (Butantã – Luz) é de 700 mil passageiros/dia.
Na segunda etapa, prevista para 2013/14, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão desta fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em 970 mil passageiros/dia.
Existe a previsão da terceira fase ser implantada, onde a linha amarela será expandida até Taboão da Serra, mas não existe previsão para que isso aconteça.