Escolas devem receber álcool gel nesta semana
Segundo informações do Ministério da Saúde mais de 600 pessoas já morreram pela nova gripe H1N1 no Brasil. A taxa de mortalidade pela doença no país é de 0,35 mortes/100 mil habitantes. Em Taboão da Serra já foram registrados cinco casos confirmados e uma pessoa morreu em decorrência do vírus.
Preocupada com essa estatística a Prefeitura de Taboão da Serra, através das Secretarias de Educação e Saúde, estão cuidando de seus alunos. Com a volta às aulas os cuidados foram redobrados, pais e professores devem ficar atentos aos sintomas e medidas básicas de higiene.
Muitas escolas da região estão sem o álcool gel para higienização das crianças porque, segundo a Secretaria de Educação, o produto está em falta no mercado, mas as saboneteiras para sabonete líquido já foram instaladas.
“Nós estamos tomando todas as providências para orientar e proteger nossos alunos. A demora em abastecer as escolas com álcool gel foi devido à falta do produto no mercado. Está semana estaremos abastecendo as escolas. Também orientamos os professores para afastar crianças com sintomas de gripe”, lembra Marta de Betânia Juliano, secretária adjunta da secretaria municipal de educação.
Segundo Betânia, a prefeitura já recebeu parte do produto e a distribuição começa em breve. " A mídia fez uma grande exposição falando da eficácia do produto e ele sumiu das prateleiras. Mas improvisamos uma composição de álcool para chegarmos a 70%, embora o ideal para crianças seja o gel", afirmou.
Evitar ambientes fechados, aglomerações de pessoas já é um começo para não contrair o vírus. Mas o ar não é a única forma de transmissão, o fator mais importante para a fixação do vírus é a umidade, mucosa do nariz, boca e olhos. Portanto quando uma pessoa espirra ou tosse, o vírus pode permanecer nas superfícies lisas como portas, dinheiro, papéis, documentos. Não leve as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca, tente não ficar perto de pessoas doentes e lave as mãos várias vezes.