Escola Machado de Assis tem fanfarra premiada
Por Marcelo Valladão
A fanfarra da Escola Machado de Assis vem ganhando o reconhecimento de toda a comunidade taboanense através dos prêmios que tem recebido dentro e fora do estado de São Paulo.Composta por 30 membros ela é formada por alunos, ex-alunos e até por alguns pais. “Nosso trabalho vem unindo a comunidade escolar, é muito bom ver que os alunos mantém o vínculo com a escola, mesmo depois de já terem se formado”, explica a regente Cristhyanne Maria da Silva.
Guilherme dos Santos, Victor Hugo Lima, Henrique Soares e Sidney Júnior, adolescentes que participam da fanfarra estão entusiasmados com o futuro. “Estamos cada vez mais unidos, queremos aprender, trocar experiências com as fanfarras de outros lugares, isso tem fortalecido nossa escola e a amizade entre nós”, afirmam, quase que ao mesmo tempo, tamanha a euforia do grupo.
2010 foi um ano de realizações para o grupo, além de se apresentarem por duas vezes no projeto Revelando São Paulo, em Iguape, no litoral e na Vila Guilherme, bairro da capital e eles venceram a categoria Fanfarra Simples Tradicional Musical do Concurso de Bandas e Fanfarras – CONFABAN, em julho, realizado na cidade de Rezende, no Rio de Janeiro.
A diretora da escola, Marcia Cippiciani está satisfeita com o desempenho do grupo. “É muito gratificante acompanhar o excelente trabalho que eles vem fazendo, isso demontra que a escola tem o poder de unir toda uma comunidade, mesmo atraindo aqueles que não são mais alunos da escola, eles querem permanecer em contato”, comemora ela.
No mês de outubro, foi a vez de participarem do CONFABAN na cidade de Caieiras (SP), no qual faturaram o 3° lugar na categoria Baliza Mor, o 4° lugar categoria Regente Mor e o 5° lugar na classificação geral. A fanfarra ainda ficou em 2°lugar no Concurso Itaquera de Bandas e Fanfarras, na categoria Corpo Musical.
Uma das particularidades do grupo é o uso de óculos espelhados, estilo aviador, que eles adotaram e se tornou uma marca registrada da fanfarra.
“Começamos a usar óculos como parte integrante do uniforme e agora virou nossa marca registrada, impressiona todo mundo e além disso, ficou elegante”, afirmou Sidney Júnior que foi promovido recentemente a Regente Mor.
Os alunos e a regente fizeram um agradecimento especial ao secretário de Educação, José Marcos, e a diretora marcia Cippiciani por manterem o programa na escola.