Erlon Chaves será diplomado prefeito nesta segunda-feira, dia 28
Matheus Herbert
Após retotalização dos votos da eleição municipal que aconteceu no Cartório Eleitoral de Itapecerica, na tarde da última quinta-feira, o segundo colocado Erlon Chaves (PDT) foi eleito prefeito de Itapecerica da Serra, e será diplomado nesta segunda-feira, dia 28, às 14h. Os votos do prefeito cassado Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) foram cancelados.
A declaração foi feita pela juíza eleitoral Patrícia de Assis Ferreira Braguini, e após essa cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Cicero Costa (PSDB), terá 24 horas para marcar a cerimônia de posse. A decisão ainda cabe recurso.
A recontagem dos votos foi realizada pela responsável do Cartório Eleitoral de Itapecerica da Serra Marilza Bittencourt. Os votos de Chuvisco e Regina Corsini foram anulados e Erlon Chaves passa a ter 60,5% dos votos válidos (28.252 mil), sendo considerado o prefeito eleito da cidade. Erlon será diplomado prefeito devido a Chuvisco não ter recebido mais de 50% dos votos válidos, o que possibilitaria novas eleições.
Nas eleições de 2012, o candidato Chuvisco obteve 39% dos votos validos, enquanto Erlon Chaves 36% dos votos.
Relembre o caso
A medida foi tomada após a cassação do prefeito da cidade, Amarildo Gonçalves, (Chuvisco), e da vice-prefeita Regina Corsini, sob a alegação de captação ilícita de sufrágio. O procedimento de retotalização de votos é necessário para garantir a posse do cargo ao segundo colocado na eleição, Erlon Chaves. Caso Chuvisco consiga uma liminar todo o processo será refeito.