Erlon Chaves pode ser efetivado novo prefeito de Itapecerica nesta quinta
A retotalização dos votos da eleição de 2012 de Itapecerica da Serra ocorrerá nesta quinta-feira, dia 24, no cartório eleitoral da cidade. A ação vai gerar um novo quociente eleitoral partidário das eleições. Isso significa que Erlon Chaves ((DT) será efetivado como prefeito eleito de Itapecerica da Serra.
Durante o processo de retotalização, todos os votos do prefeito cassado Chuvisco são invalidados. Na recontagem, o segundo colocado é diplomado. É redigida uma ata que será encaminha para a Câmara Municipal, para que o legislativo possa nomear o prefeito.
Segundo informações do cartório eleitoral, os advogados de Chuvisco aguardam resposta de liminar para que ele possa permanecer no cargo até que a ação judicial tenha trânsito em julgado. Se mantida a decisão, o prefeito e vice, ficarão inelegíveis por oito anos.
Entenda o caso
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, cassou o diploma do prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) e da vice-prefeita Regina Corsini, por suposta compra de votos e abuso de poder público. A ação foi movida pela coligação do candidato da oposição, Erlon Chaves (PDT).
A captação ilícita de sufrágio, ou compra de votos, teria acontecido durante uma reunião com os estagiários da prefeitura no Clube Delfim Verde, no dia 5 de outubro de 2012, vésperas das eleições, onde o então prefeito Jorge Costa teria pedido votos a Chuvisco em troca dos estagiários permaneceram no cargo.
A defesa do prefeito Chuvisco alega que ele não soube da reunião e que apesar do ex-prefeito oferecer a vantagem em troca de voto, ele não a fez. Gravações obtidas pela justiça eleitoral mostram o ex-prefeito Jorge Costa fazendo alusões às eleições durante a reunião.
Chuvisco e Regina Corsini foram eleitos em outubro de 2012 com 30.234 (39,29%) dos votos válidos. O segundo colocado teve 28.252 (36,72%). Itapecerica da Serra, com 107.141 eleitores, fica na região metropolitana da capital do Estado.