Equipamentos esportivos de Taboão da Serra precisam de reforma
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
Por Marcos Pezão
Na primeira semana de governo, os funcionários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) realizaram visitas às quadras, campos e demais equipamentos esportivos para avaliar a situação de cada local. Assim como no caso das escolas municipais, a situação dos locais também é alarmante. A maioria dos 22 espaços esportivos visitados está em precário estado de conservação.
Segundo o relatório dos funcionários, há falta de redes nas traves, os alambrados, banheiros e vestiários estão depredados, os pisos estão quebrados, há paredes mofadas ou que necessitam de pintura, além de muito lixo.
Foto: Marco Pezão | Divulgação
Vestiário do Centro de Convivência do Jd. Mituzi abandonado e sem condições de uso
Até mesmo o Ginásio Municipal “Zé do Feijão”, inaugurado em setembro de 2012, não escapou. No final do ano passado, durante um dos jogos realizados no ginásio, um torcedor soltou um rojão dentro da quadra e danificou o telhado. Com as chuvas, características do verão, os funcionários da quadra precisaram estender uma lona para evitar que a água estragasse o piso de madeira. Além do buraco no telhado, o ginásio também apresenta problemas de infiltração no teto.
De acordo com os servidores, a situação das quadras poliesportivas é ainda pior. É o caso dos Centros de Convivência Santa Rosa, CC Vila Sônia, CC Jd Mituzi e do Centro Social Urbano (CSU). Os espaços estão pixados, os vidros quebrados, as grades de proteção danificadas, fora as inúmeras infiltrações que estão mofando as paredes. Além das questões estruturais, todos os materiais esportivos e de treinamento, como bolas, redes, agasalhos, coletes e camisas precisam ser repostos.
Apesar das deficiências e precariedade, os campos de futebol de várzea têm sido utilizados pelas escolinhas e times comunitários. De acordo com o Secretário de Esportes, Fábio Fernandes, progressivamente os espaços serão recuperados. “Estas reformas visarão o melhor aproveitamento dos Centros de Convivência, além disso, pretendemos colocar um gramado sintético em alguns locais” – afirmou.
A Secretaria já se prepara para o início das atividades, previstas para fevereiro. Ainda segundo Fábio Fernandes, cada modalidade esportiva terá um profissional atuante, com ampla experiência e vivência na cidade.
De acordo com o secretário de Manutenção, Orlindo de Jesus Domingos, o conserto do telhado que fora danificado pelo rojão já está praticamente concluído. Já o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Rogério Balzano, informou que a empresa responsável pela construção do ginásio foi notificada e está prevista, para a próxima semana, a revisão dos pontos de infiltração.