Epidemia de Dengue assusta bairros vizinhos de Taboão da Serra
Bairros da São Paulo, vizinhos a Taboão da Serra, estão em estado de alerta por causa da dengue. Campo Limpo, Butantã e Morumbi estão entre as áreas de risco onde centenas de casos já foram registrados neste ano. Segundo o Coordenador da Zoonose da nossa cidade, Clóvis José de Sá, é preciso a ajuda de todos para evitar que um surto possa ser um problema em Taboão.
Taboão da Serra é considerado infestado desde 2002 e temos transmissão esporádica nos meses de janeiro a maio anualmente devido a chegada de casos importados de outros municípios e estados nos meses de férias. Para identificar locais com maior risco de surto da doença, o governo do Estado usa um indicador chamado índice de Breteau – quando ele fica acima de 1 quer dizer que foram localizadas larvas do mosquito em um imóvel a cada cem analisados.
A Dengue no estado de São Paulo tem um trabalho de campo centralizado sob coordenação da SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias e de acordo com um levantamento regular do nível de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, os municípios são classificados em 4 estratos (1- com epidemia de dengue, 2- infestado e com transmissão de dengue, 3-infestado sem transmissão e 4 não infestado).