Entulho toma conta das ruas de Itapecerica da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Itapecerica da Serra, assim como outras cidades da região sofre com o descarte irregular de entulho. Não é preciso andar muito quilômetros ou ir até bairros afastados do centro para encontrar montanhas de lixos nas ruas. A Gazeta SP flagrou diversos pontos de entulho próximo ao Centro da cidade.
Os moradores da rua Filadélfia, no Parque Paraíso, tem que andar no meio da rua, pois o que deveria ser uma calçada está tomada pelo lixo. Televisão, vaso sanitário, restos de material de construção e lixo doméstico formam montanhas e além de atraírem insetos e animais impedem a passagem. Apesar de o nome ser Paraíso, o bairro sofre com muitos problemas, como a falta de opção de lazer para as crianças. Bem ao lado do monte de entulho, há um campo de terra, mas o lixo toma o espaço e representa um perigo à saúde das crianças que praticam esportes no local.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Montanhas de lixo se acumulam no bairro Parque Paraíso
Próximo dali, na rua Jorge Paulo, a reportagem encontrou mais um ponto de descarte de entulho. Muito lixo e restos de materiais também cobrem a calçada e impendem a passagem de pedestres que se arriscam no meio da rua. São gavetas de armários, pneus e carcaças de eletrodomésticos que deixam a paisagem feia e os moradores do bairro com vergonha. “Isso aí não adianta, a prefeitura limpa, mas uma semana depois está assim de novo”, disse um morador que não quis se identificar.
Além da sujeira, a reportagem constatou a falta de calçadas nas ruas. Em algumas como a Rua Eduardo Roberto Daher, no centro do município, as pessoas tem que andar por uma “calçada” de barro, já que só a guia está colocada. A Prefeitura de Itapecerica da Serra foi questionada sobre os problemas, mas até o fechamento desta edição não se pronunciaram sobre o assunto.