Encontro Municipal discute álcool e drogas em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Por Sandra Martins
Nos dias 23 e 24 de janeiro, aconteceram as reuniões do I Encontro Municipal Intersetorial sobre Álcool e Drogas de Taboão da Serra. Com apoio das Secretarias de Saúde, Educação e Esporte, o encontro contou com a presença de membros da sociedade civil e representantes de diversas entidades.
“Agradeço a todos por fazerem força para que o Comad aconteça. Esse é um dos grandes avanços da Saúde, da nossa sociedade” disse o Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, durante seu discurso e completou sua fala afirmando que é necessário tratar esse assunto com muita seriedade pois as drogas trazem a violência, o crime e outros problemas.
O secretário de Educação acrescentou que a educação tem um papel fundamental dentro da questão das drogas, “já sabemos que casa vez mais cedo a droga é oferecida para as crianças. Os professores precisam de mais instrução para lidar com esse assunto com as 35 mil crianças da nossa rede, para isso farão cursos de capacitação sobre o problema” disse.
Apostar na prevenção. Essa é a proposta do secretário de Esportes Luiz Lune. “Não podemos ter a mania do “curativo” temos que nos engajar na prevenção. O esporte é de suma importância para prevenir alguém de entrar e tirar quem já entrou na droga”, falou
Fernanda Zanetti Cinalli, psicóloga responsável pela coordenadoria de saúde mental disse que foram discutidas as questões mais pertinentes ao tema como respeito ao próximo, convivência em sociedade, tolerância e prevenção. Além das autoridades e da população em geral, participaram do encontro representantes de ONG´s, ex-usuários de drogas e pessoas em tratamento.
As reuniões fazem parte do processo de criação do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas, que irá atuar como instância de assessoramento da Prefeitura de Taboão da Serra e de coordenação das atividades de instituições e entidades municipais, que trabalham com a questão de álcool e drogas e são responsáveis pelo desenvolvimento de ações referentes à redução da demanda de drogas no município e redução dos danos aos usuários de álcool e drogas, assim como de movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município e dispostas a cooperar com o esforço municipal.
Informações
Caps AD – 4787-8558