Home
›
Empresa de Taboão “faz” o Natal em várias partes do Mundo
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O Natal dura o ano inteiro na empresa taboanense Cipolatti, especializada na produção e montagem de artigos natalinos. Mas, quando a data se aproxima os trabalhos entram em ritmo acelerado. A Cipolatti tem mais de dois mil projetos criados e executados e se orgulha por atender cerca de 70% dos shoppings brasileiros, além de algumas principais ruas, teatros e empresas na América Latina.
A empresa tem origem familiar e começou suas atividades de forma modesta, mas sempre esbanjando criatividade. Suas decorações retratam o tradicional e o moderno e dispõem de atrativos interativos e tecnológicos. Tudo para deixar o Natal ainda mais bonito.
Decoração de Natal do Shopping Morumbi: produção taboanense
A Cipolatti comemora 27 anos de existência e se orgulha de ter como marca de seus produtos a criatividade, beleza e qualidade de suas decorações. Desde o último dia 15 centenas de trabalhadores contratados pela empresa fazem as montagens das decorações natalinas em cidades do Brasil, Argentina, Chile, Angola, Uruguai, Paraguai e México.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, este ano a Cipolatti pretende abordar em suas decorações o resgate dos valores da família, solidariedade, sabedoria, e ecologia. Para este ano a empresa já finalizou a contratação dos trabalhadores temporários, que normalmente são pessoas já cadastradas.
A equipe da Cipolatti respira Natal 365 dias por ano. Os primeiros projetos costumam ser esboçados ainda no mês de Janeiro. Ao longo do ano eles são desenvolvidos, produzidos e a partir de outubro começam as montagens. Em dezembro, o sonho vira realidade e as decorações brilham mundo afora. Ela gera aproximadamente 1800 empregos temporários na época de produção e montagens das decorações natalinas.
Seu quadro de funcionários é composto por arquitetos, engenheiros, cenógrafos, artistas plásticos, artesãos, costureiras, pintores, serralheiros, marceneiros e aderecistas trabalham no desenho de projetos, confecção de enfeites, adereços e estruturas necessárias para a montagem dos cenários.
O trabalho de criação de uma decoração é um show de laços, fitas, festões, bolas, árvores de Natal de todos os tamanhos, purpurina e uma infinidade de enfeites e adereços que vão dar o toque especial a projetos inacreditáveis. A Marcenaria é responsável por todas as estruturas de madeira utilizadas e a Pintura dá o acabamento final.
Como tudo começou
No início da década 80, a musicista mineira Conceição Cipolatti, que morava em São Paulo e dedicava-se aos estudos de piano, recebeu de sua irmã, dona de um bufê em Belo Horizonte, um convite inusitado: criar a decoração de um coquetel de aniversário do BH Shopping em Minas Gerais.
Os belíssimos arranjos florais criados por Conceição fizeram tanto sucesso que lhe renderam um desafio ainda maior: produzir a decoração natalina do mesmo shopping. Apesar da inexperiência e do pouco tempo disponível para desenvolver o trabalho (só faltavam três meses para o Natal de 1981), Conceição projetou e montou uma memorável ornamentação. Começava assim a história de sucesso da Cipolatti.
Desde então, 27 anos se passaram e hoje a empresária, que chegou a aplicar brocal em cerca de 5 mil bolas de Natal, é Diretora Artística da empresa e trabalha ao lado dos filhos, Luiz Paulo, Ana Cecília, Rita e José Fernando.