Embu pode hospedar seleções na Copa de 2014
Nely Rossany, da Gazeta SP
O município de Embu das Artes já é reconhecido nacionalmente pela sua riqueza em artesanato, mas agora quer levar sua fama ao mundo todo. Embu está inscrita para ser uma das ‘cidades-base’ da Copa, que vão hospedar as seleções. No domingo, uma comissão da FIFA e técnicos dos Estados Unidos estiveram na cidade para avaliar a infraestrutura e os espaços oferecidos. Mais de 50 municípios paulistas estão na disputa.
Ao todo serão escolhidas 31 cidades de todo o Brasil e de acordo com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, prevalecerão as que estiverem num raio de 150 km das cidades sedes e que possuírem acomodações adequadas. Além disso, a proximidade de aeroportos e hospitais trará vantagem na hora da seleção.
Embu das Artes concorre com cidades como Campinas, Sorocaba, Barueri, Guarulhos, São Bernardo, Campos do Jordão, São José, entre outras. E para entrar no páreo escolheu o Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, que tem previsão para ficar pronto até 2014. O projeto contempla a construção de duas quadras e um campo de futebol com medidas oficiais, que poderá ser utilizado como Centro de Treinamento. Já o hotel habilitado, junto à FIFA, é o Almenat, que poderá hospedar as equipes.
De acordo com o secretário de Turismo, Valdir Luiz Barbosa “o objetivo é levar o nome de Embu das Artes para o mundo todo, tendo em vista que junto com as delegações, virão os órgãos de imprensa e torcedores, que movimentarão o turismo e o comércio da cidade”, disse.