Embu lança Projeto Musicalização na Educação Infantil com show dos Brincantes
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Com teatro lotado, a secretaria de Educação de Embu das Artes, lançou oficialmente o Projeto Musicalização na Educação Infantil – Palavra Cantada. Crianças, pais e professores participaram do evento, que contou com a palestra de Gabriel Levy, um dos criadores do material do Palavra Cantada. E para a criançada um animado show com os Brincantes e Beleléus, na noite desta terça-feira, dia 5, no Centro Cultural Valdelice no Pq. Pirajuçara.
Veja mais fotos do evento clicando aqui
“Esse é um grande projeto que engloba vários profissionais, que se chama ‘As brincadeiras musicais da Palavra Cantada’. O poder de sedução do repertório deles, a gente usa para introduzir brincadeiras musicais na escola, e a partir dessas brincadeiras nós ampliamos o conhecimento musical das crianças, ampliamos o repertório musical, as atividades de pesquisas de canções e brincadeiras tradicionais”, explicou Gabriel Levy.
Foto: Rose Santana
Vice-prefeito Natinha e presidente da Câmara, Doda, entregam kit para pai durante evento
De acordo com a secretária de Educação de Embu das Artes, Lúcia Couto, todas as escolas municipais e creches conveniadas irão se beneficiar do programa. Ao todo 11 mil crianças, de zero a cinco anos estarão inseridas no Projeto Musicalização na Educação Infantil – Palavra Cantada.
“Vamos iniciar esse projeto pela educação infantil, porque é onde trabalha a primeira infância, é lá que as crianças estão mais abertas as vivências que parte do princípio a brincadeira. E música e brincadeira têm tudo haver. Esse projeto é de uma riqueza muito grande, é muito bom saber que a gente pode trazer isso para Embu”, declarou.
O vice-prefeito Natinha representou o prefeito Chico Brito, durante a cerimônia. “Fico muito feliz no lançamento de uma proposta deum programa tão importante como esse”, disse. Natinha falou da importância dos professores. “Professor é uma autoridade muito importante na vida do aluno. Temos que valorizá-lo cada vez mais”, completou.
O presidente da Câmara Municipal, Doda, afirmou que durante o mandato da atual legislatura haverá no orçamento verba para manter o projeto no município e elogiou o projeto. “Esse projeto é maravilhoso Palavra Cantada é maravilhoso”, disse.
O projeto
O Projeto tem como objetivo introduzir o professor no universo musical favorecendo subsídios para o trabalho na Educação infantil. Pretende promover a iniciação musical dos docentes e das crianças, através de cantigas e brincadeiras de roda, estimulando a criança, por meio da sonoridade e do ritmo, a pensar e a se expressar, segundo a Secretaria de Educação. “A criação do Projeto Musicalização na Educação Infantil visa contribuir para o cumprimento do que está disposto na Lei Federal 11.769/2008, que torna a música conteúdo obrigatório nas escolas de Educação Básica do país.”
Nesta terça, dia 6 de agosto, será realizado o primeiro Encontro de Formação de Professores de Arte, Educação Física e Professores Coordenadores Pedagógicos das escolas que atendem a Educação Infantil. Outros encontros ocorrerão nos dias 20/8 , 10/9, 8/10 e 5/11. O curso de formação, que acontecerá dentro do horário de trabalho, terá carga horária de 20h presenciais e 10h à distância. Será realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo.
O material que será utilizado é de autoria professora Berenice Belarmino e Gabriel Levy.