Embu inaugura campus da Unifesp e oferecerá 1000 vagas a partir de outubro
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciou, na manhã desta segunda-feira, dia 27, a instalação de três Campus de Extensão Universitária na Grande São Paulo. Em evento realizado em Embu das Artes, a pró-reitoria de Extensão da Universidade assinou documento que garantiu ao município a instalação de uma unidade escolar, que disponibilizará a população cursos de capacitação e atualização profissional. Santo Amaro e a zona leste da capital também serão contemplados.
De acordo com a Unifesp, o campus de Embu das Artes é o primeiro em todo o Brasil a iniciar suas atividades de extensão. A partir de outubro, os estudantes terão cursos nas áreas de educação, saúde, cultura e esportes. As atividades serão concentradas no Complexo Educacional Valdelice Prass e no Ginásio Hermínio Espósito. (mais informações www.embu.sp.gov.br). Para a pró-reitora de extensão da Unifesp, Eleonora Menicucci, “um importante passo foi dado para concretizarmos a Universidade Federal na Região. E a extensão (universitária) é parte deste projeto”.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Prefeito Chico Brito: "Brasília não virou as costas para Embu"
Segundo apurou a Gazeta SP, o programa de descentralização da Unifesp, que compreende a ampliação da extensão universitária fora do eixo da Universidade, teve início este ano, após uma demanda apresentada pelo governo de Embu. Aproveitando as negociações para a construção da Universidade Federal da Região Sul e Sudoeste da Grande São Paulo, o município apostou nos cursos de extensão para início da parceria com a Unifesp. Inicialmente, 1000 vagas serão oferecidas e ocupadas, prioritariamente, por jovens renascentes do ensino público.
Considerado um dos principais gargalos em toda a região, a capacitação profissional para jovens será contemplada com o Campus de Extensão. O curso Juventude e Primeiro Emprego, que será ministrado aos sábados, das 9h às 17h, capacitará o público de 18 a 29 anos, promovendo a inserção da juventude no mercado de trabalho e o melhor conhecimento sobre as políticas públicas. Os trabalhadores das áreas de educação, saúde também terão cursos específicos para ampliação do conhecimento e aperfeiçoamento do currículo.
Bastante emocionado, o prefeito Chico Brito (PT) agradeceu o empenho da Unifesp, ressaltou a importância da expansão do ensino superior durante a gestão de Lula e criticou o abandono do governo do Estado ao município. “Brasília não virou as costas para Embu e colocou nossa cidade na rota do crescimento educacional. Por outro lado, nos últimos 10 anos não conseguimos sequer uma audiência com o governador de São Paulo”.