Embu é a primeira cidade do Brasil a implantar o programa Tempo é Saúde
Além da inauguração da nova UBS do Jd. Santo Eduardo, Embu das Artes tem mais um motivo para comemorar. Por conta da parceria entre Prefeitura, Libbs e BNDES, com apoio do Ministério da Saúde, Embu das Artes é o primeiro município do país onde será implantado o projeto “Tempo é Saúde”, que prevê a revisão dos processos do primeiro atendimento e triagem (classificação de risco) e implantação do sistema e-SUS.
De acordo com a prefeitura, essa é uma contrapartida da empresa do ramo farmacêutico para a cidade, pelo financiamento que recebeu do banco para a construção de sua planta de medicamentos biológicos. O valor investido é de R$ 1,2 milhão.
Quanto ao atendimento, a “classificação de risco” deverá ordenar as queixas por grau de gravidade, priorizando aos casos de urgência e emergência. Já o e-SUS é um programa do Ministério da Saúde que visa reestruturar a Atenção Básica, informatizando o processo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e melhorando a captação e análise das informações para proporcionar agilidade e diminuição de espera dos pacientes.