Embu das Artes tem Ideb acima da média nacional
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————-
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade da educação do país teve bons resultados na cidade de Embu das Artes. No último resultado, em 2009, a cidade obteve média 4,7, em 2011, esse índice saltou para 5.3, maior que a média nacional que é de 5.0.
Segundo a Secretaria de Educação do município, o resultado é fruto do constante investimento na educação. Entre as novidades na metodologia de ensino está a implantação das lousas digitais e projetos individualizados para cada escola. Além disso, foram incluídas disciplinas como Arte, Educação Física e Língua Espanhola com professores especializados desde a Educação Infantil.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Escola municipal Primavera, em Embu das Artes, recém-inaugurada
A leitura também é destaque para os mais de 25 mil alunos da rede que são incentivados através da distribuição gratuita de maletas com 8 títulos diferentes da literatura infanto-juvenil.
De acordo com a secretária de Educação, Rosimary de Matos, uma das principais medidas para melhorar a qualidade da educação na cidade é a valorização do professor e a integração entre a escola e a família. “Existe um trabalho de valorização do profissional especialmente na formação continuada local fortalecendo a construção do currículo. Além disso, outro grande investimento é na gestão democrática mantendo o diálogo entre comunidade escola, propiciando a participação cidadã”, destaca.
Taboão da Serra
A Gazeta SP tentou acessar o site do Inep com os dados do Ideb dos municípios de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, durante toda a sexta-feira, mas a página não mostrava os números. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra informou que a Secretaria de Educação já tem o resultado, mas que só vai divulgá-los depois de análise e relatório realizado pela equipe da Secretaria.
Nossa reportagem também solicitou as informações sobre o desempenho das escolas da rede municipal de Itapecerica da Serra à Assessoria de Imprensa do município, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
Ideb
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Legenda: A rede municipal de ensino conta com mais de 25 mil alunos .
Gazeta SP – Todos os direitos reservados
É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da Gazeta SP