EM ALTA
Home

Embu das Artes inicia Semana de Combate à Dengue

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

30/11/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Até o dia 4 de dezembro, agentes de saúde de Embu das Artes passarão em casas e escolas do município para conscientizar e acabar com possíveis criadouros do mosquito da Dengue. Além das visitas, também haverá palestras sobre como prevenir a infestação do Aedes Aegypti, além de apresentações teatrais em UBSs da cidade. A programação completa pode ser conferida aqui.

Com o tema  “Todos juntos contra a Dengue”, a semana terá diversas atividades para alertar a população sobre a importância de se combater o mosquito transmissor da doença e falar sobre o perigo do acúmulo de lixo em casas, quintais e terrenos vazios. Até o início do mês de novembro, a Vigilância Epidemiológica notificou mais de 2 mil casos em Embu das Artes.

Dentro da programação, vale destacar o Dia D, nesta sexta-feira, dia 27, na UBS São Marcos, quando a equipe de Agentes Comunitários de Saúde da unidade irá orientar moradores e pacientes sobre os cuidados, além de distribuírem saquinhos de areia para ser colocado no pratinho das plantas. E também uma grande palestra no sábado, dia 28, no Jd. Santa Tereza, Jd. Independência, Jd. Casa Branca, envolvendo também as Secretarias de Esporte e Lazer, Cultura, Assistência, Trabalho e Qualificação Profissional, e de Educação, que apresentarão os trabalhos realizados naquelas regiões.

Chikungunya e Zica

A dengue é uma doença grave que pode matar. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Porém, nos últimos meses, o país passou a registrar casos de Chikungunya e Zika, doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito e têm alguns sintomas semelhantes. São doenças diferentes e que podem levar à morte se não diagnosticadas e tratadas corretamente.

 

Notícias relacionadas