EM ALTA
Home

Embu das Artes ganha identidade visual e slogan

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/01/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-

A cidade de Embu das Artes ganhou um sistema de identidade visual, criado pelo designer Juan Paulo Pinto Rodriguez, 32, morador do município e ex-servidor da Secretaria Municipal de Comunicação Social. A marca surgiu devido um trabalho de pós-graduação pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). A marca foi doada à Prefeitura e já está aprovada pela Câmara Municipal (Lei nº 2.647 de 7/1/2013). O slogan “Melhor a cada dia”, que foi escolhido pelo prefeito Chico Brito e sua equipe, acompanha a imagem.

Juan acredita que o fato de morar na cidade há mais de 20 anos e de se interessar pelo estudo de identidade visual aplicada, além das mídias impressas convencionais, foram decisivos para a produção da marca. “Procurei contribuir para que Embu das Artes também tivesse uma marca institucional que proporcionasse a interação da arte que a identifica com a história de fundação que a diferencia de outras cidades, e seu meio urbano que assume então a função de suporte para sua própria arte e história”.

Foto: Divulgação

O designer Juan Paulo e o prefeito de Embu, Chico Brito exibiram a nova logomarca da cidade

O processo criativo da marca gráfica foi baseado exclusivamente na fundação histórica do município, com ênfase à Aldeia de M’Boy, que significa cobra grande em tupi-guarani. A fácil reprodução em diversos tipos de materiais também foi um importante elemento para a escolha, segundo o designer gráfico que consultou o escultor e entalhador da cidade, Adelino.

Foram adotadas ainda as cores da bandeira do município (verde, amarela e vermelha) e tipografia institucional. Na calçada do Largo 21 de Abril, no Centro Histórico, é possível ver a aplicação de motivos geométricos e de cobras, em pedras portuguesas, numa tentativa de expressar a história e a cultura da cidade.

Em breve, a marca estará presente nos prédios públicos e em todo e qualquer material produzido pela Prefeitura, gerando economicidade, pois a marca não pertence à uma gestão política, ela é da cidade e permanecerá mesmo com a mudança de governo. Atualmente, a Secretaria de Comunicação Social trabalha na campanha de divulgação da marca.

 

Notícias relacionadas