Embu das Artes comemora bons resultados após informatização
Embu das Artes está comemorando os bons resultados em relação ao tempo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde após a implantação do programa Tempo é Saúde, que consiste na informatização das UBSs. O município foi o primeiro do País a implantar o projeto que prevê a reorganização do primeiro atendimento, com avaliação de risco e vulnerabilidade, e implantação do sistema e-SUS.
Com a informatização das UBSs, os antigos prontuários de papel serão gradativamente substituídos por prontuários eletrônicos. Já na primeira consulta do paciente após a implantação do E-Sus, o médico ou o enfermeiro responsável pelo atendimento faz um resumo clínico do prontuário para o sistema e nos demais atendimentos os dados já estarão disponíveis eletronicamente.
Essa é a primeira vez que a médica generalista, Aniuska Fernadez, do Programa Mais Médicos, trabalha em um consultório informatizado. Para ela, a iniciativa é positiva: “É muito mais rápido e permite ter a informação completa do histórico de atendimentos desse paciente. Se ele passa pela avaliação com suspeita de pressão alta, é encaminhado para a aferição e quando vem para o consultório, já temos a informação da pressão e acesso ao histórico desse paciente”.
A implantação do projeto está em fase de finalização na cidade. O investimento é de R$ 1,2 milhão e a previsão é que, em breve, o sistema possa ser acessado em qualquer unidade de saúde do município. O projeto é uma parceria entre Prefeitura, Libbs e BNDES, com apoio do Ministério da Saúde.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do município