Embu comemora com eventos 458 anos da aldeia M´boi
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————————–
No ano de 2012, a cidade de Embu das Artes comemora os 458 anos da Aldeia de M´boi. O ambientalista Luiz Cagnin e o produtor da Casa de Cultura Santa Tereza, Anivaldo, ficaram responsáveis pela organização das atividades que acontecerá durante as comemorações. A “verdadeira data de fundação de Embu das Artes” terá a apresentação de diversos artistas locais e os estudantes dos Núcleos de Cultura em todos os centros culturais da cidade.
A compositora Tia Dia, do Jongo de Embu das Artes, lançou um livro e um cd no inicio das comemorações. E durante todos os domingos de julho, às 17h na Casa de Cultura do Santo Eduardo, terá shows de hip hop e violeiros.
Nesse sábado, dia 14, será realizada uma apresentação de um cordel do poeta Tim Tim Lopes sobre o “Nascimento de Embu”, no Teatro Popular Solano Trindade (Avenida São Paulo, 176, Centro de Embu das Artes), junto com uma exposição de fotos antigas de Embu, organizada pelo jornalista e historiador Márcio Amêndola.
Às 19h, haverá um debate sobre a História de Embu com os historiadores Hernani Donato, Márcio Amêndola, a artista Raquel Trindade e a arqueóloga Lúcia Juliani. A entrada é franca.
Dia 14, sábado, acontece no Teatro Popular Solano Trindade (Avenida São Paulo,176, Centro de Embu das Artes) acontece às 18h a abertura da exposição "Fotos antigas do Embu"
Apresentação do Cordel “O nascimento do Embu"de Tim Tim Alves e participação de Josías Patriolino, Luigi e Tatiana Alves.
Às 19h é aberto o debate sobre a história de Embu, a partir dos relatos e documentos da fundação da Aldeia de Bohi em 18 de julho de 1554 com os convidados Hernani Donato, Raquel Trindade , Márcio Amêndola e Lúcia Juliani. Às 21h acontece o Coquetel de Encerramento.
Dia 15, domingo, acontece no Largo dos jesuítas (em frente ao Museu) , às 14h a exposição “Fotos Antiga do Embu das Artes” e a apresentação do Grupo Candearte. Logo em seguida, às 15h acontecerá a apresentação do Cordel “O nascimento do Embu"de Tim Tim Alves e participação de Josías Patriolino, Luigi e Tatiana Alves. A Lendas do Embu (com interpretação de Ney Silva, Capoeira com o Mestre) acontece às 16h.
Às 17h haverá a apresentação do documentário "Embu – Terra das artes" de Fátima Seehagen, fechando as comemorações do domingo.
No dia 18, quarta-feira, acontece no Largo dos jesuítas, 14h, a exposição “Fotos antigas do Embu, no Museu de Arte Sacra, com visita monitorada. Às 15h a oficina de pintura Zumaluma inicia suas atividades. Às 16H, a apresentação de Lendas do Embu, com interpretação de Ney Silva. "Somos guarani e carijo", da Cia. Tearte de Teatro, se apresentará as 17h e, ás 18h terá os shows de Rodolfo Figueiredo, no Paulo Som, e União dos Violeiros em Santa Tereza.
A apresentação do Cordel “O nascimento do Embu", de Tim Tim Alves e convidados, acontecerá no mesmo horário. Finalizando as comemorações na quarta-feira, às 19h terá a apresentação do sarau "A história e a arte do Embu" com artistas e poetas presentes.
No dia 29, domingo, a Companhia de Teatro e Dança E² dará uma oficina de dança aberta e gratuita e apresentará seu espetáculo “Afro Margin” no Centro Cultural Valdelice. A oficina da E², nomeada “O acaso na criação em dança”, inicia às 10 horas e ocorrerá também durante a tarde. Às 19h, começa o espetáculo “Afro Margin”. Aberto a todos. O Centro Cultural Parque Pirajuçara, no Complexo Valdelice que fica na Av. Aymará, s/nº, Pça. Manoel de Almeida no Parque Pirajuçara.
Para mais informações sobre as apresentações que acontecerá no mês de julho, legue para a Secretaria de Cultura: 4785-3683/3562. Ou então acesse o site http://www.embu.sp.gov.br.