Home
›
Embu abrigará a sede do subcomitê da Bacia Hidrográfica Guarapiranga
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Embu deu mais um passo importante na preservação das áreas de mananciais da região. Na tarde desta quinta feira, 25, a prefeitura por meio da secretaria do Meio Ambiente inaugurou no Parque Francisco Rizzo a sede que abrigara o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê / Cotia – Guarapiranga.
A sede localizada no Parque Francisco Rizzo permitirá maior campo de ação ao subcomitê, que tem como característica ser um órgão consultivo, deliberativo e participativo. Sua estrutura é representada pelos segmentos: Estado, municípios e sociedade civil, organizada para discutir, avaliar e encaminhar soluções para os recursos hídricos da região.
Foto: Alexandre Oliveira
Autoridades descerram placa alusiva a inauguração do subcomitê, em Embu das Artes
Para o secretário de meio Ambiente, João Ramos, a escolha do parque como sede do subcomitê é fruto de uma estratégia de localização. “A cidade de Embu é localizada entre a cidade de São Paulo e as cidades que congregam o subcomitê. A sua escolha teve um aspecto estratégico”, coloca.
João ramos indica que abrigar a sede do subcomitê alia as condições favoráveis do município e as necessidades do cuidado as mananciais da Bacia. “Embu tem 60% do seu território constituído como de preservação manancial dentro da lei específica do Guarapiranga”, coloca.
Para ele é essencial a alocação da sede no município de Embu. “A importância da sede em nossa região trará a aproximação do Estado enquanto gestor dos recursos hídricos da região metropolitana e, dessa forma, nos permitirá conhecer melhor o que significa uma Bacia Hidrográfica, além de todos os investimentos que podem advir dessa proximidade”, diz.
A Bacia Hidrográfica Cotia – Guarapiranga é composta pelos municípios de Embu, Embu – Guaçú, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e São Paulo. O subcomitê que a administra é formado pelo prefeito de Juquitiba, então presidente da regional do subcomitê, e do ex-prefeito de Embu e vice-presidente do subcomitê, Roberto Terrassi.
O prefeito de São Lourenço da Serra que também é o presidente do subcomitê, Capitão Lener, falou a respeito da importância da sede localizada em Embu. “Para o subcomitê este é um fato inédito. Nossas sedes sempre foram atreladas as secretarias executivas, que normalmente ficam junto de representantes do Governo do Estado de São Paulo”, disse.
Para ele a vinda dessa unidade à região sudoeste de São Paulo colocará o subcomitê em um novo patamar. “Essa descentralização é extremamente importante porque ela significa o embrião do escritório regional, que é uma unidade determinada pela nova Lei de manancial da legislação específica do Guarapiranga”, apresenta.
Lener indica que a instalação do escritório regional do subcomitê Cotia – Guarapiranga no Parque Francisco Rizzo permitirá a administração dos recursos hídricos da região, protegendo assim um bem inestimável aos municípios do Conisud.
Para o secretario de governo, Paulo Giannini, representante do prefeito Chico Brito ausente na inauguração da sede do subcomitê, é necessário que se avance nos debates sobre as questões de preservação ambiental e as disputas políticas envolvidas nesse tema. “As divergências e as lutas precisam ter outra visão. Você tem que tirar uma plataforma única de interesses modernos de desenvolvimento sustentável, incorporando a população como num todo e isso precisa ser a bandeira de todos”, coloca.
A Lei Especifica da Bacia Hidrográfica Cotia – Guarapiranga (Lei Estadual nº 12.233/06) é de 1997, assim como o subcomitê regional. A criação do subcomitê se deu após a promulgação da Lei de Proteção dos Mananciais (Lei Estadual 9.866/97), e é vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
Esteve presente ao evento o presidente da sociedade ecológica amigos de Embu, Dr. Leandro Dolenc, o secretário de Meio Ambiente de Caieiras, Bonfilio Alves, Valdir Ferreira, representando o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, Dr Leandro Rizek, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o secretário de Participação Cidadã de Embu, Pedro Pontual, Professor e representante da entidade civil, Luiz Cagnin e demais entidades da região.