Home
›
Em sessão tranquila, Câmara aprova três projetos importantes
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Na noite desta terça-feira, dia 19, a Câmara de Taboão da Serra teve uma sessão tranquila, porém extensa. Foram aprovados três projetos importantes, um que autoriza a Prefeitura a contrair um financiamento de até R$ 3 milhões junto ao BNDES através de um convênio que será firmado com a Caixa Econômica Federal. O valor será aplicado obrigatoriamente Programa de intervenções viárias.
O outro trata de mudanças na forma de remuneração dos conselheiros do TaboãoPrev, o fundo de previdência dos Funcionários Públicos de Taboão da Serra. O terceiro projeto do Executivo aprovado pelos vereadores, fala sobre a desafetação de áreas públicas para fins de regularização fundiária nos bairros Jd. Pirajuçara, Jd. Roberto, Pq. Pinheiros, Jd. Irapuã, Jd. Trianon, Jd. Saporito, Jd. Record Gleba C, Gleba B, Taboão da Serra C, Pq. Marabá e Jd. Silvio Sampaio.
Foto: Divulgação
Vereador Natal durante a última sesão da Câmara
O veto parcial do prefeito Evilásio Farias ao projeto que cria o Dia da Consciência Cristã, de autoria do vereador Aprígio, também foi aprovado pelos vereadores. Ao todo, foram votadas 87 indicações e mais de 20 requerimentos. Outros dois vetos do prefeito a projetos aprovados pela Câmara em sessões anteriores receberam vistas e devem ir para a próxima reunião do Legislativo.
A saúde foi um assunto que mereceu discursos de vários legislativos, mais precisamente da falta de leitos no Hospital Geral Pirajussara (HGP) e de Itapecerica da Serra (HGIS) e a forma como o ‘Plantão Controlador’ avalia as transferências.
Para tentar solucionar o problema prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários da saúde das seis cidades no Conisud vão fazer uma caminhada até o Palácio do Governo no Morumbi, nesta quinta-feira, 20, eles querem uma audiência com o governador José Serra. O objetivo da caminhada é buscar recursos para a cidade e região. “Ninguém é contra o HGP ou HGIS só queremos melhorar o atendimento à população”, esclarece o vereador Wagner Eckstein.
O vereador Carlos Andrade cobrou a atuação dos deputados estaduais na região. “É uma falta de respeitos com os vereadores da nossa região, espero que os Deputados possam fazer a lição de casa. Não tenho conhecimento de um único recurso vindo de lá para Taboão”, diz .
Quando o assunto foi deputado estadual, o presidente Elói disse que tem projetos de concorrer às próximas eleições para Prefeito de Taboão da Serra, mas que antes pode pleitear uma vaga na Assembléia Legislativa de São Paulo para que a cidade possa ter um representante que se preocupe com a cidade.
“Os deputados não estão defendendo nossa cidade nem região. Tenho um projeto de ser candidato a prefeito nas próximas eleições, mas quem sabe eu tente uma vaga para deputado estadual antes”, declarou, e acrescentou ironicamente. “Vamos enviar um requerimento ao Lula já que ele é tão bonzinho assim, quem sabe ele manda recursos para construir um Hospital Municipal em Taboão da Serra”.
O vereador Olívio Nóbrega convidou à população a participar da “Marcha para Jesus” no próximo sábado 22 de agosto. A concentração será no Jardim Clementino até a praça Luiz Gonzaga.
No final da sessão, quando todos os projetos em pauta já haviam sido votados, os vereadores Paulo Félix (PSDB) e Wagner Eckstein (PT) iniciaram uma discussão partidária. Os parlamentares defenderam seus pontos de vista e atacaram as legendas adversárias.