EM ALTA
Home

Em Off atualizada no dia 04 de julho de 2012

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/07/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

 

Goela abaixo
Para selar o pacto de alianças em torno do nome de Aprígio, o prefeito Evilásio precisou sacrificar o já abalado relacionamento com alguns candidatos a vereador do seu partido. O PSD, do vereador Alexandre Depieri e da ex-secretária Jacira, chegou para tumultuar ainda mais os ânimos peesebistas.

Goela abaixo 2
Um candidato do PSB, que esperava brigar por uma vaga na Câmara Municipal, estava pra lá de desanimado e já admitiu que jogou a toalha. Ele chegou a ironizar a situação: “isso que o Evilásio fez não é uma coligação, é uma cocôligação”.

Goela abaixo 3
Quem também não ficou nada nada contente foi o pessoal do PDT que na última hora foi informado que o PCdoB, de  Luis Lune, havia aportado  na coligação. Foi um banho de água fria que terminou em discussão acalorada na convenção.

Garantida
Depois de muito desmentido, foi finalmente confirmado. A esposa de Aprígio, Luzia Aprígio, foi confirmada como candidata a vereadora na chapa encabeçada pelo maridão.

(Quase) garantido
O nome de Cesar Vasconcelos, irmão de Celsinho, quase foi limado na última hora. O PSB precisou cortar alguns pré-candidatos para acomodar os recém-chegados candidatos do PSD. Ao saber da iminente decisão, Celsinho, que andava afastado da política taboanense, tomou as dores do irmão, ameaçou, partiu pra cima, fez da convenção um barraco. No grito, garantiu a legenda.

(Quase) garantido 2
Quem viu a fúria de Celsinho, se assustou. “Ele estava transtornado, louco de verdade, mas acho que ele tinha motivos pra isso”, disse um espectador do UFC Pirajuçara. Outra pessoa que presenciou o imbróglio, disparou: “Tem coisas que só funcionam no grito mesmo. Aqui [PSB], lealdade é palavra que não consta no dicionário”.

Célebre frase
Pichado em um muro no Jd. Ouro Preto, em Taboão da Serra: “Deus é a resposta. Mas qual era a pergunta?”

Emocionado
O que mais chamou a atenção dos militantes na convenção do PSB, no Pirajuçara, foi a empolgação com que o PT entrou na praça. Caminhando, de braços dados, cantando o hino nacional, parecia que Aprígio era o desejo mais profundo da petezada. O filho de Wagner Eckstein chegou a chorar e abraçou um militante tão forte que parecia coisa de pai e filho.

Emocionado 2
Um jornalista que viu a cena disse que o abraço que Eckstein Junior deu foi tão apertado, mas tão apertado, que se fosse em uma mulher, a teria engravidado.

Porreta
Mesmo com a adesão petista a campanha de Aprígio, alguns filiados ameaçaram até mesmo pedir desfiliação por causa da decisão. Um deles comentou a decisão da Executiva Estadual do PT: “A decisão não foi tomada por baixo, não foi por cima, não foi pelo meio. Ela foi rasteira”.

5 minutos
O mesmo filiado disse que elogiou a postura de Wagner Eckstein na reunião da executiva municipal, quando supostamente disse iria “peitar” a decisão da Nacional. “O Wagner teve cinco minutos de Erundina, só isso”, comparou.

Sincero
Ninguém pode acusar o quase ex-prefeito Evilásio Farias de falsidade. Durante seu discurso, elencou diversas qualidades de Aprígio para justificar a sua indicação: “quando a gente faz essa escolha [pelo candidato do grupo] a gente não faz pela boniteza. Aliás, quero dizer até que acho ele [Aprígio] muito feio. A mulher dele é muito mais bonita do que ele”. Arrancou aplausos sinceros do público.

Matemático
Evilásio contabilizou cinco mil pessoas na convenção que aconteceu na praça Luis Gonzaga. “Se cada um aqui conseguir 20 votos, o Aprígio ganha a eleição com 100 mil votos”. Um astuto jornalista refez os cálculos. “Aqui não tem mais de 1.500 pessoas, se cada um conseguir 20 votos, vai dar uns 30 mil votos”.

Coisas de família
Quem apareceu na convenção foi Dr. Edson, irmão de Evilásio e pai de Duílio Farias, candidato a vereador. Um jornalista, só para sacanear, disse: “um conselho de marketing, diga ao Duílio usar só o primeiro nome na campanha, esquece o Farias”. Dr. Edson surpreendeu: “Eu já disse isso a ele”, disparou, meio brincando, meio falando sério. Só resta chamar a Márcia Goldsmith.

Célebre ditado
Ditado cigano: “Ao homem tudo, porque nada peca; à mulher, nada, porque tudo peca”.

Quem é a figurinha?
Valendo uma porção de charutinho de repolho no Almanara, quem é a figurinha aí de baixo?

Resposta no final da coluna

Provisória
Após a saída de Arlete Silva da secretaria de Assistência Social, quem assumiu o cargo, por enquanto de forma provisória, foi a educadora Janice Aparecida Souza. Ela ocupa a pasta, mas não por muito tempo. É que o PT, que voltou com tudo para a base de governo, já vê como certo que irá ocupar o espaço.

Indicadas
O PT ainda não definiu quem irá indicar, mas dois nomes se destacam nas negociações internas do partido: a professora e ex-diretora da Emi Cebolinha, Osmarina Poiati e a esposa do ex-vereador Professor Moreira, Eliete.

Mais uma
O PT não se dá por satisfeito. Além da secretaria de Assistência Social, o partido quer ocupar mais espaços na administração. O partido mira, e deve ganhar, a secretaria de manutenção. Quem será o indicado? O nome mais forte é o de Wilson Antônio, aquele, que foi exonerado por Evilásio.

A volta dos que não foram
Os petistas exonerados por Evilásio no final de maio, já cantam vitória. Quase todos devem voltar para a administração ainda nesta semana. É o efeito iô-iô.

O preferido
Lelê, que fez o papel de assessor preferido de Evilásio Farias por muito tempo e foi exonerado em maio, após declarar apoio a Wagner Eckstein, deve encabeçar a lista dos que foram e voltaram.

Queimando o filme
A petezada ficou braba com uma foto publicada no Portal O Taboanense e no Jornal Atual, onde aparecem, abraçados, o prefeito Evilásio Farias, Aprígio e Wagner Eckstein. “Vocês querem queimar a nossa chapa”, disse um influente cacique petista, ao dizer que a imagem de Evilásio está, digamos, meio chamuscada.

Queimando o filme 2
O jornalista retrucou: “vocês querem esconder o Evilásio durante toda a campanha?”. O petista mandou essa: “queremos não, nós vamos escondê-lo”.

Boi
O vereador Paulo Félix analisou, a sua maneira, a união entre Aprígio e Eckstein. “Agora a campanha virou um plebiscito, os que são a favor do governo e os que são contra, que são oposição. É mais ou menos como o festival de Parintins: o Caprichoso contra o Garantido. Mas a gente [grupo do Fernando Fernandes] é o Garantido”, brincou.

Palhaçada
As coligações proporcionais, que disputam o Legislativo, normalmente juntam dois ou três partidos. Mas, uma chama a atenção por trazer cinco “pês” diferentes, todos nanicos: “PRTB, PPS, PMN, PTC, PTdoB e PSL”. Segundo um “estudioso” da política local, a coligação foi batizada de “Frente Patati Patatá”. “É que é muito ‘P’ junto, né?”.

Lógica
Na última sessão da Câmara Municipal, Paulo Félix, mais uma vez ele, apareceu de chapéu no plenário. Um jornalista brincou: “Paulo, usar chapéu no plenário não é decoro parlamentar?”. Rápido como uma flecha, Félix decretou: “Usar chapéu não, mas dar o chapéu no plenário é”.

Assunto proibido
Evilásio evita falar sobre o assunto, mas cresce a cada dia a possibilidade de sua esposa, Roseane Farias, atual segunda suplente do PSB no Congresso Nacional, assumir uma cadeira em breve. É que Marcelinho Carioca, primeiro suplente, teria aberto mão da suplência. E tem deputados do PSB que disputam prefeituras e estão bem cotados nas pesquisas.

Esportista
A corrida de São João, realizada no dia 24 de junho, contou com quase 500 atletas. Entre os amadores, estava o vereador Alexandre Depieri. Orgulhoso, faz questão de destacar: “Cheguei em 13º na categoria 50-55 anos, isso não dá uma boa matéria?”. Não vereador, não dá.

“Nóia” da oposição
Pode até parecer brincadeira, mas aconteceu de verdade. Durante a ação da GCM na cracolândia, um guarda perguntou o que os “noiados” estavam fazendo ali no terreno? A resposta mostra que a informação não tem fronteira: “O que você acha? Tô fumando pedra. As pedras fundamentais que o Evilásio colocou por aí”. Uia!!!

Célebre frase
De Leo Durocher: “Mostre-me um bom perdedor que eu te mostro um idiota”.

Até aí?
Dia desses, uma assessora da Câmara Municipal foi visitar o túmulo da mãe no Cemitério da Saudades. Para sua surpresa e espanto, um grupo político se reunia ao lado da cova, em uma misteriosa conversa ao pé de ouvido.

Separados no berço
Fala a verdade, o GCM Emílio é ou não é a cara do lutador do UFC Wanderlei Silva?

Aqui em Taboão da Serra a GCM é osso duro de roer

Filosofia
Com a chegada das eleições, os candidatos andam gastando conhecimentos. Um deles, que busca uma vaga na Câmara Municipal, já mandou escrever bem grande na parede seu futuro comitê: “Na eleição vale tudo, só não vale perder”.

Filosofia 2
Outro candidato, jura que ouviu essa frase sair da boca de Geraldo Alckmin: “Pra ganhar uma eleição tem que ter sorte. Se você cai de costas e quebra o nariz, é muito azar, aí não ganha nada mesmo”.

Filosofia 3
O pessoal anda abusando. Outro candidato a vereador, esse do PV, disse que não precisava ouvir explicações para uma possível (que depois se confirmou) aliança entre PT e PSB. “Não precisa falar mais nada, para um bom entendedor, um pingo é letra e trema é redação”. Tá certo que o trema foi abolido da língua portuguesa, né?

Saindo por cima
Essa é velha, mas cabe como se fosse hoje. Um assessor próximo do prefeito Evilásio jurava que seria indicado para uma secretaria que ficou vaga após as mudanças partidárias. Avisou a família, pagou cerveja para os amigos, comemorou com os funcionários da pasta, etc. Na hora da indicação, Evilásio escolheu outra pessoa. Chateado, disse ao prefeito: “E agora, como eu fico perante meus amigos e família? Será muita humilhação”. O prefeito, muy amigo, deu a saída: “Diga que eu te convidei, mas você não aceitou”.

Aporrinhação
Batista também ouvia dizer que seu nome estava cogitado para assumir uma secretaria, mas levava na brincadeira. Após Evilásio nomear outro secretário, alguns “amigos”, só para aporrinhá-lo, colocaram uma plaquinha na porta da sua sala: “sub-prefeito”. O cargo, claro, não existe.

Maia
É, um funcionário de carreira da prefeitura anda desanimado de verdade. Já sem esperança de ser aproveitado na atual administração, espera as eleições para ver se o seu chefe, livre nomeado, é exonerado. “Até o fim de 2012 deve acontecer uma coisa boa: ou o mundo acaba ou acaba o governo do Evilásio”. Oh dia, oh vida, oh azar!

Discreto
Após reunião na tarde desta terça-feira, dia 3, entre membros do PT, um dos filiados, ressabiado com a pressão da imprensa no período eleitoral, recebeu a ligação de um jornalista perguntando como havia sido o encontro. Sem querer falar demais, respondeu: “A reunião serviu para definir o que foi definido”. Esclarecedor, não?

Piada
Olha essa, contada na porta do gabinete. Depois de ver a pesquisa eleitoral, Evilásio ficou quieto, pensando no que tinha visto. Um assessor, para animá-lo, disse:
– Prefeito, tenho uma boa notícia!
– Qual?, perguntou o prefeito.
– Está sol em Cabaceiras.

Olhar apurado
Em uma reunião partidária, diversos militantes pediram a palavra. Com medo que a reunião esvaziasse, o presidente da sigla deu primeiro a palavra para o candidato a prefeito e depois foi “rebaixando” a importância de cada orador. Um pastor que observava, comentou: “Parece festa de pobre, começa com Coca-Cola e termina com Dolly”.

Pensamento apurado
Na mesma reunião, o mesmo pastor, ao usar a palavra, lembrou de uma frase que deixou muita gente em maus lençóis: “A gratidão é a chuva que rega a semente. A ingratidão, o veneno que mata a planta”.

Aquele abraço
A todos os nossos amigos, leitores e admiradores que aguardam ansiosamente a Em Off, para aqueles que entram todos os dias no Portal, que comentam, riem e se informam com as nossas notinhas: aquele abraço!

Aquele abraço 2
 Abraços e mais abraços para Ribeiro, secretário de comunicação, aí está um homem de palavra. Para o ex-secretário de manutenção, Carlos Eduardo de Toledo, conhecido como ‘The Flash’, pela agilidade nas obras da prefeitura e para o prefeito Evilásio, sim, claro: o nosso querido e sincero abraço da semana.

Aquele abraço 3
Para a jornalista Roseli Abreu, esposa de Márcio Cansian, que encara o desafio de manter circulando mensalmente a Revista Atual, para Fernando Alves Firmino, o Jorge Kajuru do jornalismo esportivo de Taboão da Serra, para Zé Turim, para o presidente da Câmara Municipal, José Macário, as nossas saudações. Aquele abraço também para simpática advogada Cláudia Falcão e para o empresário Silas Brito.

Quem é a figurinha?

Olha aí, o moleque bonitão virou esse cara simpático e amigo de todos: Dr. Ronaldo Dias

The End
Amiguinhos, por hoje é só. Beijo na testa.

Notícias relacionadas