Em fase de testes, av. Armando Andrade passa a contar com faixa reversível
Em fase de testes, a avenida Armando Andrade, na área central de Taboão da Serra, conta, com uma faixa reversível durante o horário com maior fluxo de veículos, das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, no sentido centro/bairro. A medida, implantada pela Prefeitura, começou a valer desde a última segunda-feira, dia 3, e deve permanecer por 30 dias, quando será reavaliada pela Secretaria de Trânsito.
De acordo com secretário de Transportes, Gerson Brito, essa é uma medida para descongestionar a Rodovia Régis Bittencourt no horário de “pico”. Também no período das 17h às 20h, está proibido estacionar na avenida Jovina de Carvalho Dáu (rua da delegacia), lado direito para quem pretende acessar a BR-116.
“A cidade já conta com 260 mil veículos cadastrados [caminhões, carros de passeio, caminhonetes, motos e ônibus], sendo 40 mil motos. É muito carro, Taboão da Serra tem uma área de apenas 22 km². Não temos malha viária para tudo isso, então é necessário tomar medidas para desobstruir o trânsito”, comentou Brito.
Ainda de acordo com o secretário, já é possível notar o “impacto positivo” da medida. “Pelas pesquisas já melhorou bastante. E se a população aprovar a medida poderemos ampliar o horário, inclusive, estender para o período da manhã, se houver necessidade. São 30 dias de testes”, disse.
Para o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), a faixa reversível foi implantada em atenção a uma solicitação antiga da população. “Ouvimos muito os apelos dos moradores do centro, Jd. Monte, Alegre, Intercap, Três Marias, Laguna, da cidade em geral […] o prefeito foi solícito a esse tema e determinou ao secretário de Trânsito, Gerson Brito, que estudou com seus engenheiros de tráfego e na segunda-feira implantou a faixa reversiva”, explicou.
Nóbrega também fala da repercussão positiva da nova medida. “A princípio é um teste de 30 dias, que se dará no período das 17h às 20h, mas só pela repercussão positiva, o retorno que eu tive nas redes sociais, eu entendo que isso será um grande sucesso. Eu entendo que isso será um grande sucesso, que poderá, inclusive, ser ampliado. É mais uma medida que o prefeito Fernando Fernandes está tomando no sentido de dar mobilidade urbana na cidade de Taboão da Serra”, declarou o parlamentar.
Ouça entrevista completa do vereador Eduardo Nóbrega sobre a implantação da nova faixa reversível.