Home
›
Elói é eleito presidente da Câmara pela terceira vez
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O vereador José Luiz Elói fez história neste primeiro dia de 2009. Ele foi eleito para o seu terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal em um período de oito anos. Ele irá comandar o Poder Legislativo no biênio 2009-2010. Ao fim do seu mandato, ele terá passado seis anos no poder, feito inédito até o momento em toda a história da cidade.
A eleição da mesa foi uma das mais disputadas dos últimos anos. Os vereadores se dividiram em dois grupos e não chegaram a um nome de consenso. Uma parte dos parlamentares apoiava Elói para mais um mandato e outro grupo queria Wagner Eckstein (PT) como o novo presidente.
Foto: Eduardo Toledo
Elói, eleito presidente da Câmara pela terceira vez: recorde
As negociações entre os parlamentares duraram até poucos minutos antes do início da sessão que empossou vereadores e o prefeito. Com um grupo fechado com sete parlamentares, Elói iniciou a eleição da mesa com os votos necessários para ser eleito novamente presidente da Casa.
O grupo formado pelos vereadores Aprígio, Carlos Andrade, Wagner Eckstein, Macário, Arnaldo da Imobiliária e Alexandre De Pieri, mudaram a estratégia logo no início da votação e descarregaram todos os seus seis votos em cima de Carlos Andrade, em vez de Wagner Eckstein. A tática não deu certo.
Os vereadores mais experientes da Câmara montaram um grupo coeso e elegeram não só Elói com sete votos, mas toda a mesa diretora. Olívio Nóbrega, Paulo Félix, José Luiz Elói, Natal, Marco Porta, Valdevan Noventa e Cido da Ya Farma se mantiveram unidos para eleger todos os seus candidatos.
A nova mesa diretora da Câmara Municipal ficou assim: José Luiz Elói (PMDB), presidente; Olívio Nóbrega (PR), vice-presidente; Marco Porta (PSB), 1º Secretário; Valdevan Noventa (PV), 2º secretário.
Votação
Com dois grupos divididos na Câmara Municipal o resultado da eleição da mesa seguiu indefinido até um dia antes da votação. Porém, após ter firmado um grupo de sete vereadores, o resultado não foi mais surpresa. A votação dos cargos da mesa do Poder Legislativo foi a seguinte:
Presidente
José Luiz Elói 7 votos
Carlos Andrade 6 votos
Vice-presidente
Olívio Nóbrega 7 votos
José Macário 6 votos
1º secretário
Marco Porta 7 votos
Alexandre De Pieri 6 votos
2º secretário
Valdevan Noventa 7 votos
Aprígio 6 votos