Eckstein será eleito presidente do PT em Taboão da Serra
Publicado no Blog do Toledo
No próximo domingo, dia 10, os petistas vão escolher os representes do novo diretório municipal, estadual e nacional do Partido dos Trabalhadores. Em Taboão da Serra a disputa já está definida, o ex-vereador Wagner Eckstein será o novo presidente da sigla na cidade. O seu adversário, o também ex-vereador Jair Cardoso, abriu mão da disputa e será o vice-presidente.
Apesar da escolha dos representantes municipais já estar definida, o filiados do partido também irão votar para a escolha do presidente estadual e federal, o que acirra a disputa entre os dois grupos que disputam o poder do partido na cidade. “É típico do PT essa escolha direta, é a democracia dentro do partido”, disse um petista que pediu para não ser identificado.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense
O ex-vereador Wagner Eckstein que será eleito presidente do partido em Taboão da Serra
Irineu Casemiro, que já comandou o PT em Taboão da Serra e atualmente é o secretário estadual de finanças do partido perdeu espaço e deverá deixar o cargo. Ele deve ser eleito para coordenar a macro Osasco, onde Taboão da Serra e Embu das Artes estão em nível regional.
Segundo informações apuradas pelo Blog, Irineu perdeu força dentro do diretório municipal após a candidatura de Wagner Eckstein a prefeitura de Taboão da Serra em 2012 ter sido “fritada” em prol da candidatura do governo Evilásio, que escolheu Aprígio como candidato. Na época, Eckstein foi obrigado a recuar após uma ordem do diretório nacional. Ele acabou sendo o vice na chapa liderada pelo PSB, que recentemente rompeu com o governo Dilma.
A eleição de Eckstein para a presidência do PT tem outros objetivos, o principal dele é fortalecer o seu nome e o seu poder de decisão dentro do diretório municipal, o que ajudaria a pavimentar a sua candidatura a deputado estadual no próximo ano, posição que desagrada principalmente o deputado estadual Geraldo Cruz.
A virtual candidatura de Eckstein a deputado estadual é mal vista principalmente em Embu das Artes, uma vez que ele, explicitamente, tiraria votos de Geraldo Cruz em Taboão da Serra, onde o deputado obteve 11.848 votos na eleição passada, seu terceiro maior colégio eleitoral, atrás apenas de Embu e da Capital.
No começo do ano Eckstein assumiu o cargo de ouvidor da prefeitura de Embu das Artes, reduto de Cruz, onde permaneceu até o início de setembro. Eckstein, após perder as eleições municipais no ano passado, havia dito que sairia candidato a deputado federal, condição que ajudaria a alavancar votos para Cruz em Taboão da Serra.
Eleição
O PT irá disponibilizar três urnas em pontos diferentes da cidade para que os filiados possam votar no domingo, dia 10, das 9h às 17h. As urnas estarão na pizzaria do Wando, no Jd. São Judas, na ex-sede do partido, no Pirajuçara e na atual sede do diretório municipal, no Pq. Pinheiros.
Seis candidatos disputam a eleição para presidente nacional do partido: Valter Pomar, Markus Sokol, Paulo Teixeira, Renato Simões, Rui Falcão e Serge Goulart. Para o diretório estadual paulista, a disputa ficará entre Misa Boito, Lício Lobo, Carlão do PT, Emídio de Souza e José Carlos Miranda.