Durante evento com Marlene Campos Machado, PTB anuncia filiações
Um grande evento político realizado pelo PTB reuniu centenas de pessoas na Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta quinta-feira, dia 14. A presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado, participou do encontro que teve como foco central o debate sobre a participação feminina na política. O partido anunciou ainda a filiação de 521 novos membros.
Concorrido também entre políticos, o evento reuniu muitos vereadores, lideranças e petebistas que acompanharam o debate sobre igualdade de direitos. O vereador Johnatan Noventa (PTB) criticou a violência contra as mulheres e relatou crimes que aconteceram nos últimos meses na cidade. “Muitas vezes elas são violentadas e depois mortas. Quero deixar um recado: Paz, paz e paz”.
A vereadora Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, foi muito aplaudida pelo público que reconheceu seu pioneirismo, ela é a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo na história de Taboão da Serra. “Tenho orgulho de falar que faço parte do PTB. Temos quatro vereadoras em Taboão da Serra, aqui a mulher tem vez e voz”.
Joice ainda lembrou que o “empoderamento” da mulher só será conquistado com muita luta, mas que a atual legislatura mostra que é possível a participação da mulher em todos os setores. “Os vereadores respeitam as mulheres aqui nesta Casa, aqui temos uma presença marcante e queremos que cada vez mais outras mulheres participem das decisões importantes do nosso município”.
Marlene Campos Machado elogiou a estrutura do evento e a grande participação dos filiados. Dentro do tema, defendeu o PTB e disse que o partido não quer as mulheres apenas para preencher as cotas. “Queremos que as mulheres estejam disputando os cargos, estamos capacitando essas mulheres, não queremos ser mais, nem menos. Queremos o direito da igualdade. Por isso estamos trabalhando muito dentro do nosso partido”, disse.
Marlene, que é esposa do deputado estadual Campos Machado, justificou o discurso do partido. “Não somos feministas, somos femininas. Não precisamos bater na mesa para colocar a nossa fala, estamos conversando. Queremos que cada mulher seja empoderada. Somos a maioria, 53% [da população] porque somos menos de 10% no legislativo, no executivo. Somos preparadas, donas de casas, somos mães. Porque não estamos ainda na política?”, questionou.
De acordo com Marlene, ainda existe muito preconceito contra a mulher, não só na política. “Muitas vezes elas têm o mesmo cargo do que o homem e ganham menos, mas é tão competente quanto o homem. Até porque hoje, 40% chefes de família são mulheres. E muitas querem trabalhar, mas não podem porque não tem creches. O que precisamos é a política da igualdade, a política da ética, a política da palavra, a política de ser comprometida com a nossa sociedade”.
Participaram do encontro do PTB Mulher os vereadores Ronaldo Onishi, Professor Moreira, André Egydio, Rita da Saúde e Johnatan Noventa. O vice-prefeito de Taboão da Serra Laércio Lopes, o vice-prefeito de Araçariguama, João Batista Damy Corrêa e o ex-vice-prefeito de Embu das Artes, Natinha, a medalhista paraolímpica Evani Calado, da bocha adaptada e Marcelo De Marco, presidente da APT e o coordenador do CEPIR, Souza Santos, também marcaram presença na reunião petebista.