EM ALTA
Home

Dr. Guilherme Lamas deixa comarca de Taboão da Serra

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/07/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A última quarta-feira, dia 8, véspera de feriado, transcorria normalmente no fórum de Taboão da Serra. Entre uma das mais de oito audiências do dia na super lotada Vara Criminal, já tarde da noite, o Juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, que despachava em sua sala, foi interrompido por uma ligação que pedia sua presença no cartório do prédio. Ao chegar ao local, foi recebido por funcionários com uma festa surpresa. Uma festa de despedida.

Há pouco mais de três anos e quatro meses no cargo de juiz titular da Vara Criminal de Taboão da Serra, Dr. Guilherme se converteu no juiz mais carismático que já passou pela comarca. Admirado por advogados, pela classe política, entidades, imprensa e alunos que cursam Direito, Dr. Guilherme manteve uma saudável convivência com todos os representantes da sociedade civil de Taboão da Serra, isso sempre sem perder a sua imparcialidade e distanciamento que marcam o judiciário.

Durante três anos e quatro meses, Dr. Guilherme comandou a Vara Criminal e a Vara da Infância e Juventude em Taboão da Serra | Eduardo Toledo / Arquivo

O juiz recebeu a reportagem do Portal O Taboanense para a última entrevista dele como Juiz de Taboão da Serra, porque na próxima segunda-feira, dia 13, já responderá pela Vara Criminal de Limeira, interior de São Paulo. Antes de receber o jornalista, Dr. Guilherme, que também cuidava da Vara da Infância e Juventude, recebeu o carinho das crianças que estão abrigadas em duas entidades da cidade.

A seguir, a entrevista

Dr. Guilherme, o Sr. pediu sua remoção [transferência] da cidade, qual o motivo dessa mudança?
Cheguei aqui em Taboão da Serra em março de 2012. Pedi a remoção e estou indo para a Comarca de Limeira, foi uma escolha da minha família. Minha saída é por uma questão familiar, foi uma escolha, uma opção familiar.

Chegou a ser comentado que o grande número de processos da Vara Criminal teria sido um dos motivos do seu pedido de remoção. É verdade?
A questão do número de processos sempre existiu, não tem nenhuma relação com isso. Eu já tive oportunidades anteriores de sair, de ir para a Capital, mas não houve interesse. É obvio que existe um número de processo que sobrecarrega os juízes, os funcionários. Taboão da Serra tem que continuar na luta pela criação da segunda, da terceira Vara porque já temos uma população e volume de processos que justifica isso. Parece que isso foi encampado pela classe política e Taboão precisa, pra ontem, de uma nova Vara Criminal.

Nesse período, o que o Sr. acredita que foi marcante na sua trajetória em Taboão da Serra?
Implantamos a Semana do Júri, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para agilizar o julgamento de crimes dolosos, o projeto Família Hospedeira que foi aprovado pela Câmara Municipal. E eu diria que teve a implementação das audiências concentradas na Infância e Juventude, o que agilizou a situação dos menores sem situação de acolhimento, acho que na Infância e Juventude foi um setor conseguimos dar um bom incremento. Agradeço a todos os funcionários, as entidades e a secretaria de Assistência Social que nos ajudaram muito.

Agora, nesse momento de despedida, o que o Sr. leva de Taboão da Serra?
Levo lembranças muito boas, levo muitos amigos, excelente recordações.  Costumo dizer que o juiz lida com conflito, ainda mais aqui na Vara Criminal, fatos que são ruins, situações onde o ser humano chega em situações limites. Mas foi bom encontrar um clima bom entre promotores, advogados, funcionários, os Poderes Executivo e Legislativo, a imprensa. Foi um clima muito acolhedor, isso tornou minha função muito mais amena, me senti muito acolhido. Levo boas lembranças daqui e me sinto um pouco taboanense.

Qual a sua percepção hoje da cidade. Ela é muito diferente da visão quando o Sr. chegou aqui?
Minha visão sobre a cidade é positiva. Vislumbro um potencial enorme de desenvolvimento, de crescimento. Aqui acaba ficando a sombra de São Paulo pela proximidade, mas tem sua vida própria, tem suas instituições, tem sua imprensa, tem seus Poderes. Taboão da Serra é um mundo próprio, tem sua força própria, precisa expandir para ser cada vez mais conhecida e respeitada como merece.

O Sr. poderia deixar uma mensagem de despedida para a população de Taboão da Serra?
Agradeço todo carinho, toda acolhida. Quero deixar uma mensagem de carinho, de otimismo, que as pessoas não esmoreçam diante das dificuldades e acreditem que sempre é possível melhorar. Quando parece que as cosias estão saindo dos trilhos, elas voltam para o lugar correto rapidamente.

Vai sentir saudades de Taboão da Serra?
Claro, mas sempre que puder vou visitar a cidade e vou continuar acompanhando as notícias pela imprensa local, mesmo de longe vou continuar me informando através dos veículos de comunicação da cidade.

 

Notícias relacionadas