EM ALTA
Home

Dois sistemas abastecem todas as cidades da região

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/02/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Na Região Metropolitana de São Paulo, o sistema de abastecimento é integrado: 8 complexos são responsáveis pela produção de 67 mil litros de água por segundo, para atender 33 municípios atendidos pela Sabesp e outros 6 que compram água por atacado.

O complexo Alto Cotia é o principal fornecedor para a região. A água vem da represa Pedro Beicht, formada pelos rios Capivari e Cotia do Peixe. A captação é feita na represa da Graça e transportada para a Estação de Tratamento Morro Grande. A produção de 1,2 mil litros de água por segundo abastece cerca de 409 mil habitantes dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande.

O sistema Cantareira é o maior da Região Metropolitana de São Paulo. Na Estação do Guaraú são tratados 33 mil litros de água por segundo destinados a 8,1 milhões de pessoas. Grande parte de Taboão da Serra é abastecida por esse importante complexo.

Já a represa de Guarapiranga, o segundo maior sistema de água da Região Metropolitana, complementa o abastecimento em Embu das Artes e em Taboão da Serra.

 

Notícias relacionadas