Documentário sobre Embu concorre ao Prêmio Itamaraty do Cinema Brasileiro
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————–
O documentário “Embu – Terra das Artes”, inscrito na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um dos finalistas do Prêmio Itamaraty do Cinema Brasileiro. Dos 46 filmes brasileiros inscritos, Embu – Terra das Artes, de Maria de Fátima Seehagen, é um dos mais votados pelo público.
Foto: Divulgação
O prêmio é concedido pelo Ministério das Relações Exteriores, essa é a a sétima edição do Prêmio Itamaraty. Concorrem, inicialmente, ao Prêmio Itamaraty todos os filmes nacionais programados na Mostra, dentro das categorias Melhor Longa-Metragem de Documentário (R$ 35 mil) e Melhor Longa-Metragem de Ficção (R$ 50 mil) e os filmes vencedores serão escolhidos, por um júri especialmente constituído, entre os cinco filmes mais votados pelo público em cada categoria.
O documentário relata as lutas ambientais o município de Embu das Artes, de reconhecida vocação artística desde a sua criação em 1554, parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, enfrenta mais uma batalha: ao permitir indústrias e logística em toda a extensão da ZIA – Zona de Interesse Ambiental – região que abriga importantes remanescentes florestais e mananciais, destacando-se os rios Embu Mirim e Cotia, o Plano Diretor compromete, não apenas as últimas áreas verdes do município, como a sobrevivência do núcleo de arte na região.