Doar é mais simples que imaginamos
Por Rosiane Farias
O tempo todo, o dia inteiro e em qualquer parte do mundo, sempre existirão pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda, apoio, atenção ou carinho. De um prato de comida a um bom dia amável. De um par de óculos a um olhar carinhoso. De uma cadeira de rodas a um ombro amigo. De uma consulta médica a uma boa companhia. As carências são mais as variadas.
Mas o melhor ainda é saber que também existe muita gente pronta para ajudar. Cada vez mais nós vemos pessoas despertando-se para a doação. O dom de ser bom. O dom de conseguir enxergar além do que se pode ver. Nestes meus cinco anos na coordenação do Centro de Voluntariado de Taboão da Serra, vi e aprendi muita coisa. E daqui já tirei várias lições de vida.
Porque doar não é uma tarefa fácil. Seja tempo, bens materiais, dedicação ou amor. Não é fácil. Mas, o mais difícil é precisar de uma doação. É esperar por aquilo que nunca chega. É a ansiedade para que os problemas sejam resolvidos.
No último domingo, dia 05 de dezembro, comemoramos se o Dia Internacional do Voluntário e eu queria aproveitar esta data tão especial para fazer um convite a todos. Vamos nos engajar mais nas causas da vida. Vamos nos doar mais.
Vejam o que está acontecendo no Rio de Janeiro, por exemplo. Reparem o momento histórico que estamos vivendo. As Polícias, as Forças Armadas, os Governos, a população, cada um destes segmentos à sua maneira, estão dando um belo exemplo de doação em prol de um objetivo: a PAZ.
São atitudes como estas que ajudam uma cidade a crescer e se desenvolver com qualidade. É quando olhamos todos na mesma direção. Ser voluntário é muito mais simples que imaginamos. Faça parte desta corrente de amor.
Parabéns a todos os voluntários e Feliz Natal a todos.
Rosiane Farias é coordenadora do Centro de Voluntariado e Presidente do Fundo Social de Solidariedade