EM ALTA
Home

Disputa pela prefeitura em Itapecerica da Serra promete ser tensa

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/09/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O cenário político com os possíveis candidatos que irão concorrer à prefeitura de Itapecerica da Serra, já começou a ser montado. Os cerca de 111.564 eleitores da cidade terão candidatos antigos tentando ocupar o cargo mais alto do município. As eleições acontecem em outubro de 2016, mas os partidos já se articulam para o pleito.

O atual prefeito, Amarildo Gonçalves (PMDB), o Chuvisco, eleito com 30.234 votos em 2012 (39%), tentará a reeleição mesmo respondendo a um processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por suposta compra de votos, na eleição de 2012. A compra de votos, teria acontecido durante uma reunião com os estagiários da prefeitura, no dia 5 de outubro, vésperas das eleições, onde o então prefeito Jorge Costa (PMDB) teria pedido votos a Chuvisco em troca dos estagiários permaneceram no cargo.

Os advogados de Chuvisco entraram com um recurso no TSE que o reconduziu ao cargo, mesmo depois de ser cassado e o caso segue sendo investigado. Outro candidato que poderá brigar nas eleições é Erlon Chaves (PDT). Em abril do ano passado, Erlon Chaves chegou a assumir o cargo de prefeito, após a cassação de Chuvisco. Porém, através de uma liminar, foi tirado do cargo por Chuvisco. Nas eleições de 2012, Erlon ficou em segundo lugar, com 28.252 votos (36%).

Procurado pela reportagem, Erlon informou que “a cidade está sob judice. Não vou oficializar um processo eleitoral irregular”, destacou.

O terceiro colocado nas eleições de 2012, o ex-vereador José Maria, no último mês deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) e se filiou ao Partido Social Democrático de São Paulo (PSD), e confirmou a sua pré-candidatura a prefeito nas eleições.  Em 2012 o candidato, teve 21% das intenções de votos.

Processo. Segundo a chefe do cartório eleitoral de Itapecerica da Serra, Marilsa Bittencourt, o atual candidato poderá disputar normalmente a próxima eleição. “Embora ele responda um processo que ainda está em andamento na Justiça, ele poderá disputar normalmente as eleições, nada impede”, informou.

Notícias relacionadas