Detento solto no indulto de Natal é preso após assaltar padaria
Uma equipe de Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) prendeu dois homens, um deles, estava em liberdade por conta do Indulto de Natal e Ano Novo – saída temporária da prisão – na manhã de sexta-feira, dia 1. A dupla, que estava com um revólver calibre 22, havia acabado de assaltar uma padaria no bairro Chácaras Caxingui em Embu das Artes.
De acordo com informações, o detento E. A. M. (21) e o comparsa M. S. O. (24) que não tinha passagem pela polícia, foram presos na rua Bom Jesus, por volta das 11h, durante um patrulhamento de rotina da equipe Rocam-3, composta pelos policias militares SD Anderson e SD Jonas. Eles desconfiarem da dupla que estava em uma motocicleta.
Ao serem abordados, os assaltantes confessaram o roubo a uma padaria, com eles os policiais encontraram um revólver calibre 22 e R$ 420 em dinheiro. A dupla foi levada para a delegacia do município e está disposição da justiça.
Indulto
Quase 10 mil presos foram beneficiados com o indulto de Natal – saída temporária da prisão – em todo o estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, o benefício é previsto em lei e depende de autorização judicial.
Somente detentos que cumprem pena no regime semiaberto e que tiveram autorização de trabalho fora dos presídios, ou que já saíram em anos anteriores, podem sair para as festas de fim de ano. Quem estiver sob investigação ou respondendo a inquérito disciplinar não tem direito ao benefício. Durante o período em que estiver fora do sistema penitenciário, o monitoramento dos presos é pelas secretarias de Segurança Pública.