EM ALTA
Home

Desfile de Carnaval é cancelado em Taboão da Serrra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/02/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

A Liga Independente dos Blocos e Escolas de Samba (Libes) irá divulgar nesta quinta-feira, dia 9, que neste ano não haverá desfile das escolas de samba no Pirajuçara. A decisão foi tomada em uma reunião entre os presidentes das agremiações. A Libes alega que a Prefeitura não garantiu infraestrutura do evento.

O vice-presidente da Libes, Messias, diz que a decisão foi tomada juntamente com a Prefeitura e as escolas de samba da cidade. “Eles [prefeitura] falaram que iam fornecer a estrutura, mas não falaram exatamente o que iriam fazer, não dava para levar 40 mil pessoas sem saber se haveria segurança necessária, então, por inviabilidade técnica chegamos a esse acordo de descentralizar o desfile”.

Foto: Eduardo Toledo

Passista da escola Imperatriz do Samba, campeã do carnaval taboanense de 2011

Messias diz que todas as escolas vão desfilar, mas cada uma em sua comunidade. “No ano passado, por exemplo, já sabíamos em janeiro qual seria o efetivo da polícia que cuidaria do evento, nesse ano não sabemos de nada, não podemos colocar a população em risco, desdentralizando, menos pessoas vão a cada desfile”.

Até o meio do mês de janeiro a Libes e a Prefeitura garantiam que haveria o desfile. A vice-prefeita e secretária de cultura, professora Márcia, confirmou na época em entrevista exclusiva para o Portal O Taboanense que o desfile das escolas de samba em Taboão da Serra estaria garantido.

Na ocasião, a vice-prefeita disse que a Prefeitura arcaria apenas com a parte de estrutura da festa, deixando de disponibilizar a verba anual de R$ 120 mil para a Libes, responsável pela organização do evento nos últimos anos por motivos de irregularidades na prestação de contas de 2010.

Na mesma época o vice-presidente da Libes também garantiu o desfile unificado para o dia 19 de fevereiro, independentemente de haver verba ou não. “Todo ano a verba só vem depois de janeiro, usamos mais para estrutura mesmo, o valor repassado para as escolar é muito pequeno, o mais alto foi R$ 9 mil. Nunca fomos à prefeitura pedir dinheiro, só pedimos apoio cultural. Todos que trabalham para o carnaval são voluntários, não ganham um centavo, a liga não tem funcionários”.

 

Notícias relacionadas