Desfile de 7 de Setembro contou a história das Copas do Mundo
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Após três anos fora do calendário municipal de Taboão da Serra, o Desfile Cívico de 7 de Setembro voltou com em grande estilo, o destaque fica por conta do empenho dos estudantes, professores, artistas, esportistas, componentes da Defesa Civil, da GCM e de policias militares da cidade. A data comemora o Dia da Independência do Brasil em 1822, proclamada por Dom Pedro I.
Veja galeria de imagens do desfile no Pirajuçara
Moradores elogiam desfile de 7 de Setembro em Taboão da Serra
Autoridades aprovam volta do Desfile de 7 de Setembro
Fernandes fala da volta do desfile, novas festas e Copa São Paulo
João Medeiros pretende lançar livro sobre o desfile de 7 de Setembro
Laércio Lopes diz que resgate do 7 de Setembro despertou o espírito cívico da população
O tema deste ano foi a Copa do Mundo, em especial os anos em que o Brasil se sagrou campeão. Mais de cinco mil pessoas, entre elas alunos da rede pública, desfilaram na avenida Fernando Fernandes na manhã deste sábado, no Pirajuçara.
Foto: Eduardo Toledo
Desfile resgatou a tradicional comemoração realizada todos os anos em Taboão
O pelotão da Polícia Militar, representado por policiais do 36º Batalhão da Polícia Militar abriu o desfile, seguidos das equipes da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. O bloco das escolas foi dividido, o 1º bloco contou a história do primeiro título da Seleção Brasileira, em 1954 na Suécia. As escolas desfilaram com as cores da seleção e da Suécia.
O 2º bloco falou do bicampeonato, em 1962 no Chile. Fotos dos jogadores, a cultura chilena, imagens dos monumentos históricos do país sede foram exibidos durante o desfile. Além da taça Jules Rimet. As escolas também destacaram a era do rádio, na época os jogos não eram transmitidos ao vivo pela televisão.
O 3º grupo de escolas contou a história do tricampeonato 1970, a Copa do Mundo aconteceu no México. O público pode relembrar a seleção que encantou o mundo. Estudantes desfilaram com as fotos dos jogadores, representaram a torcida, 90 milhões de brasileiros naquele ano.
A conquista do tetra, nos Estados Unidos, em 1994, foi contada pelo 4º grupo de escolas “O tetra é nosso”. Destaque para a imagem do craque Bebeto, que na época homenageou o filho recém-nascido. Também foi realizada uma homenagem a Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1, morto naquele ano.
A Copa do Japão/Coreia do Sul, em 2002, mostrou a conquista do pentacampeonato. Essa foi a primeira vez que o evento foi realizado fora do eixo Europa/América. No 5º grupo de escolas, os estudantes com roupas típicas dos países sedes encantaram o público. O último pelotão das escolas falou sobre a Copa de 2014, que será realizada no Brasil, “Rumo ao Hexa 2014”.
O pelotão da secretaria de Esportes entrou na avenida com jogadores dos clubes de futebol da cidade o Cats e o Tabuca Juniors, representantes dos centros de convivência, atletas de artes marciais e capoeira também marcaram o desfile. A academia Garra de Águia apresentou a cultura milenar que envolve o Kung Fu.
Já a secretaria de Cultura, levou dança e graça para om público bailarinos, dança de salão, danças folclóricas, arte de rua e os doutores da alegria, além da Banda Marcial de Taboão da Serra entram na avenida com festa. O grupo da 3ª Idade e alunos da Escola Amor Prefeito e Centro de Reabilitação Jd. Vitória estiveram presentes. Para fechar a manhã de desfile, a Banda Racional Universo em Desencanto. Os músicos tocaram o hino da independência do Brasil.
No desfile não falou balizas, fanfarras, porta estandarte e porta bandeira, coreografias e adereços que encantaram as autoridades e população presentes, cerca de 10 mil pessoas. Todas as entidades e escolas receberam um troféu de participação.
O evento contou com a presença do prefeito Fernando Fernandes, da deputada estadual e primeira dama Analice Fernandes, vice-prefeito Laércio Lopes, dos vereadores Eduardo Nóbrega, Joice Silva, Cido da Yafarma, Ronaldo Onishi, Marcos Paulo, Carlinhos do Leme, Érica Franquini e André Egydio, além de secretários municipais e do ouvidor.