Desfile Cívico em Taboão da Serra conta a história das Olimpíadas
O tradicional desfile cívico pelo Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta segunda-feira, dia 7, reuniu milhares de pessoas nesta manhã na avenida Fernando Fernandes, no Pirajuçara em Taboão da Serra. Apesar do tempo nublado, o público compareceu para acompanhar, durante 3 horas as mais de 4 mil pessoas que desfilaram pela avenida sob a temática Olimpíadas.
As escolas contaram a história das Olimpíadas desde 1896 até a próxima, que será no Brasil em 2016, na cidade do Rio de Janeiro. Criatividade e emoção marcaram o evento. As fanfarras deram um show à parte. “A música é a arte ela dão uma referência para as nossas crianças. Eu disse para ele, hoje nós somos os artistas da Globo, as pessoas vão à avenida para nos ver, para nos aplaudir e nós vamos dar o show”, comentou o instrutor de fanfarras, o músico Eugênio Custódio Neto, mais conhecido como Xandão.
Os alunos do ensino infantil representaram a Grécia, início das Olímpiadas, através da história do livro O Minotauro, do autor Monteiro Lobato, Os Doze Trabalhos de Hércules, representando a superação, força, resistência e a velocidade entre outras habilidades que destacam os atletas. O ensino fundamental contou a história dos jogos olímpicos.
Para o secretário de Educação João Medeiros, o resultado foi o esperado, após um ano dedicado ao evento “valeu a pena”. “O desfile é um evento extraordinário, a gente se dedica o ano inteiro para trazer o melhor que a Educação produz na sala de aula. Eu fiquei extasiado, bastante comovido com a emoção das crianças, das famílias. Foi uma perspectiva pedagógica através de Monteiro Lobato e depois o desdobramento em outros países”, disse.
O prefeito Fernando Fernandes fez uma avaliação do resgaste do Desfile de 7 de Setembro à cidade. “O desfile é uma tradição da cidade que foi interrompida, mas a população gosta. E esses últimos anos o secretário João Medeiros, foi muito feliz, ele incorporou ao desfile uma produção mais cultural, todos os anos tem um tema coo foi a Copa do Mundo, as regiões do Brasil e agora as Olimpíadas. Depois ele produz um livro, envolvendo todas as crianças, dando um cunho mais cultural”.
A deputada estadual Analice Fernandes, comentou a presença do público no evento e disse que o desfile é o “resgate da cidadania”. “O desfile contou com a participação maciça da população, as famílias veem aqui para a avenida, todo mundo muito feliz, participando. Esse é o resgate da cidadania, é um sentimento de pertencimento, que o taboanense tem que ter com a pátria, com o município onde ele vive. Eu fiquei imensamente feliz, porque a cada ano o desfile surpreende, traz muito mais pessoas, fica mais bonito e participativo”, declarou.
Quem também aprovou o evento e destacou a importância da volta do desfile para a cidade, foi o presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves. “Taboão da Serra virou uma referência no desfile de 7 de Setembro. A cada ano o desfile melhora, se supera e o secretário de Educação e toda equipe, as crianças e as famílias estão de parabéns. Eu me emociono com o desfile, porque é como se renascesse o patriotismo, a esperança de uma nação melhor para todos. Vivemos um momento onde a maioria da população desacredita do país, e esse é um momento de resgate, de esperança", declarou.
Estiveram no evento o vice-prefeito Laércio Lopes, os vereadores Marcos Paulo, Marco Porta, Ronaldo Onishi, Joice Silva, Eduardo Nóbrega, Eduardo Lopes, Joice Silva, Érica Franquini e secretários municipais.