EM ALTA
Home

Desenvolvimento Econômico ganha nova sede e amplia serviços de atendimento

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/10/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Daniela Monteiro

Desde a última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra está atendendo em nova sede. Localizada na rua Cesário Dau, no bairro Jardim Maria Rosa, a nova casa de 950 metros quadrados abriga estrutura necessária para receber a ampliação dos serviços de atendimento a trabalhadores, empreendedores e empresários de toda a cidade. “Taboão está vivendo uma ótima fase. Cada vez mais empresas e indústrias mostram interesse em se instalarem aqui e para acompanhar este crescimento estamos investindo na qualificação profissional dos trabalhadores, na criatividade dos empreendedores e procurando atender as necessidades dos nossos empresários”, explica o prefeito Evilásio Farias.

Com isso, a secretaria terá como meta atender desde o jovem que busca seu primeiro emprego até o trabalhador que procura inclusão profissional. Da costureira informal que quer ser uma microempresária até o dono da pizzaria que não sabe o porquê seu comércio não deslanchou. Do comerciante que necessita de orientação financeira até o empresário que procura funcionários que residam na cidade. “E para que tudo isso fluísse de maneira dinâmica, precisávamos de espaço adequado, para receber melhor a população e por conseqüência oferecer um trabalho mais completo. Teremos aqui 12 centrais de atendimento”, afirma a secretaria de Desenvolvimento Econômico Jacira Moreti.

Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense

O prefeito Evilásio Farias e a Secretária Jacira Moreti

Entre estes atendimentos a secretaria contará com o Posto do Atendimento ao Trabalhador (PAT), uma central de serviços onde o profissional pode tirar carteira de trabalho, dar entrada no seguro desemprego, se inscrever para cursos de qualificação profissional, ter acesso a programas do governo de geração de trabalho e renda, além de concorrer às vagas de trabalho disponíveis no Balcão de Empregos. A inauguração do serviço está prevista para dezembro, tendo condições de atender sozinha até 10 mil pessoas por mês.

Outra novidade adotada pela secretaria é o Time do Emprego um programa desenvolvido também em parceria com o Governo do Estado, que tem o objetivo recolocar as pessoas no mercado de trabalho. “Pelo Time, preparamos o trabalhador para entrevistas de emprego, auxiliamos na elaboração do seu currículo, damos dicas de comportamento e postura etc. O treinamento é feito com um grupo de trabalhadores e todos se ajudam na busca pelo emprego, por meio de troca de experiências e auxílio mútuo”, explica a coordenadora da capacitação em Taboão da Serra, Joana Bandeira.

Entre os outros serviços oferecidos se destacam Banco do Povo Paulista, Centro de Integração Empresa e Escola (Ciee), Programa de Apoio ao Deficiente (Padef), Jovem Cidadão, Programa de Apoio Profissional (PAP) ex-Frente de Trabalho e a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Está prevista a chegada também de um posto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 Prefeito Empreendedor

Por ações como estas, que valorizam e contribuem com o desenvolvimento social e econômico da cidade e melhoram a qualidade de vida das pessoas, o prefeito Evilásio Farias concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor, pela segunda vez. Iniciativa do Sebrae Nacional para premiar prefeitos brasileiros que são destaque no crescimento econômico e social de municípios e na promoção do desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Taboão da Serra, com 240 mil habitantes, se destaca nos setores de indústria, comércio e serviços, com 10 mil empresas registradas e cerca de 40 mil empregos formais. A primeira iniciativa do prefeito para promover o crescimento da cidade veio com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em setembro de 2005, que cada vez mais aproxima a iniciativa privada do poder público e por consequência o empresário do trabalhador.   

Notícias relacionadas