Desconto para economia de água passa a valer em 31 cidades
Da Gazeta SP
O governo de São Paulo anunciou que, a partir de hoje, vai ampliar para 31 cidades da Região Metropolitana o desconto aos consumidores que reduzirem em 20% o uso de água. Antes, o "bônus" de 30% no valor da conta só valia para moradores de 11 municípios de regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, que sofre com a falta d'água nos reservatórios.
Ontem o Sistema Cantareira chegou a um índice de 13,4%, 0,1% a menos do que no domingo. A água dos reservatórios abastece 8,1 milhões de pessoas das Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André, segundo a Sabesp.
De acordo com o governador, com a política de bônus que começou a vigorar este ano, foi possível uma redução no consumo de 4,1 metros cúbicos de água por segundo. O balanço da Sabesp aponta que 76% dos consumidores reduziram seus gastos, sendo que 37% desses conseguiram o bônus. Por outro lado, 24% aumentaram o seu consumo.
Recorde no Alto Tietê
Atualmente com 37,3% da capacidade, o Sistema Alto Tietê tem o nível mais baixo dos últimos dez anos para o mês de março. Segundo a Sabesp, desde dezembro as represas da região abastecem parte da Zona Leste da capital, que normalmente é atendida pelo Sistema Cantareira.