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Dersa diz que trecho Sul do Rodoanel fica pronto em novembro

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Redação

15/01/2009 00:00
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O trecho Sul do Rodoanel, que começa em Embu das Artes e liga a região as rodovias Imigrantes e Anchieta, ficará pronto em novembro, afirmou a Dersa, responsável pela obra. A nova data antecipa em 19 meses a conclusão do trecho que originalmente estaria operando apenas em julho de 2.010. O valor investido na estrada é de R$ 5 bilhões.
 
Com a inauguração do trecho Sul do Rodoanel, sete das 10 rodovias que chegam a São Paulo estarão interligadas pelo anel viário: Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Imigrantes e Anchieta. Ficaria faltando ligar as estradas Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias.

Foto: Mirela Santos

Pontilhão do Rodoanel na região de Embu das Artes

 
Depois da inauguração do novo trecho do Rodoanel, a previsão da Dersa é que pelo menos 300 mil veículos deixem de circular pela marginal Pinheiros e outros 85 mil deixem de passar pela avenida Bandeirantes. Ainda não existe um estudo no impacto do trânsito da região de Taboão da Serra, mas a previsão é que pelo menos 20 mil carros deixem de circular na cidade.
 
O trecho Sul do Rodoanel terá 61,4 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.
 
Ponte
 
Para a travessia do braço principal da represa Billings estão sendo construídas duas pontes, denominadas pista externa e pista interna, com três faixas de rolamento cada e 32 pilares. A ponte, que passará sobre a represa Billings, faz parte das obras do Trecho Sul do Rodoanel, terá quase dois km de extensão e 14 metros de altura.
 
Para não causar impacto sobre o meio ambiente, os engenheiros estão utilizando métodos diferenciados para fixar os pilares de sustentação. As estacas que fazem parte da estrutura são cravadas no solo com um martelo hidráulico para evitar a escavação. Esse método evita que o lodo (contaminado com metais pesados como chumbo, bário e cromo, provenientes do rio Pinheiros e depositados na base da represa) polua ainda mais as águas da Billings.
 
As estacas têm um diâmetro de 80 centímetros e uma altura entre 30 e 50 metros, dependendo da profundidade da represa. “A escolha do traçado foi o mais adequado possível para a construção de estrada e respeitando a Mata Atlântica. A ponte é um elemento de transposição da represa Billings e será uma obra de arte grandiosa, valorizando o Rodoanel”, diz William Leite, engenheiro responsável pelo lote 3 da obra, localizado no município de São Bernardo do Campo.

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