Delegacia Seccional de Taboão da Serra auxilia no combate a crimes ambientais
A Delegacia Seccional de Taboão da Serra, responsável por sete cidades da região, é um das que combatem os crimes ambientais, contando com uma equipe de dez investigadores e dois escrivães. Pichar móveis, jogar lixo em áreas públicas, soltar balões e maltratar animais são alguns dos crimes ambientais combatidos pela Polícia Civil.
As ocorrências mais comuns na região são descarte de entulhos em áreas de preservação, corte de árvores e construções irregulares em mananciais. No início de 2013, o delegado da Seccional, Pascoal Ditura, comandou uma operação especial numa extensa área de mata nativa da região – aproximadamente 1.165 km². A ação contou com o apoio do helicóptero Pelicano da Polícia Civil.
Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense
Delegacia Seccional de Taboão da Serra
Durante a operação foi flagrado um caminhão que despejava entulho em uma área preservada. A placa do veículo foi fotografada pelos policiais, o que permitiu com que eles identificassem o motorista e o indiciasses em inquérito policial.
Casos de entulho
Em Itapecerica da Serra os bairros da Lagoa e Jardim São Pedro são os que mais sofrem com o caso de descarte irregular de entulho. São montantes quilométricos de restos de materiais de construção, pedaços de madeira, lixos orgânicos, eletrônicos e até mesmo carcaças de veículos dominando as estradas dos bairros. A cidade é uma área de 100% área de proteção de mananciais (APM), segundo as Leis Estaduais 898/75 e 1172/76.